O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, Fabiano Marques de Paula, assinou nesta quarta-feira (25/5) a adesão voluntária do órgão à 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Fabiano ressalta a importância de participar da iniciativa. "Integrar o programa reafirma a prerrogativa de que pretendemos continuar a realizar trabalhos que beneficiem a todos, de maneira igualitária, oferecendo as mesmas possibilidades para homens e mulheres e respeitando as diferenças no ambiente de trabalho", explica o superintendente. Em 2010, o instituto foi o único órgão público do Estado de São Paulo a receber o prêmio, o selo Pró-Equidade de Gênero.
 |
Superintendente assina termo de adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça |
No ano passado, 88 organizações se inscreveram e 71 participaram do Programa Pró-Equidade de Gênero. Desse total, 58 cumpriram executaram as ações determinadas pelo programa e receberam o selo de empresa que respeita a equidade de gênero. Das organizações participantes, 29% são do setor de minas e energia, 28% da administração pública direta e 43% são de outros setores.
O selo é um reconhecimento a organizações públicas e privadas que cumpriram, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade, ações relativas à promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.
 |
Fabiano Marques de Paula e a servidora Sonia Ruiz, uma das integrantes da Comissão, com o prêmio recebido em 2010 |
No ano passado, os inscritos deveriam cumprir pelo menos 70% das metas do programa e o Ipem-SP concluiu 94%. Dentre as ações concluídas estão a criação de uma sala de leitura para os servidores, a concessão de auxílio-creche para homens responsáveis por crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e a realização do “1º Concurso Fotográfico Pró-Equidade de Gênero”, no qual cinco servidores foram premiados.
O grupo que integrará a comissão interna do programa no Ipem-SP este ano irá promover palestras, seminários e visitas às unidades do instituto em todo o Estado para diálogo com os demais servidores.
|