Separador decimal é o ponto(.)





   

Valores em notação científica:

Corrente elétrica

Denominamos corrente elétrica a todo movimento ordenado de partículas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos.

Corpos que possuem partículas eletrizadas livres em quantidades razoáveis são denominados condutores, pois essa característica permite estabelecer corrente elétrica em seu interior. Nos metais existe grande quantidade de elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo elétrico no interior de um corpo metálico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vetor campo elétrico, constituindo a corrente elétrica.

Uma unidade de medida de carga elétrica muito utilizada é o Coulomb (C), em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806). Entretanto, esta unidade não é relacionada como uma das grandezas fundamentais do Sistema Internacional de Unidades. No SI, a unidade usada para medir a corrente elétrica é o ampere (A), uma homenagem ao físico francês André-Marie Ampère, que equivale à transferência de uma carga de um Coulomb cada segundo: 1 A = 1C/s.

Normalmente se utilizam também múltiplos e submúltiplos da unidade base, que são: microampères (µA), miliampères (mA), kiloampères (kA), entre outras.