Ipem-SP verifica hidrômetros no fabricante, em Americana

Ipem-SP verifica hidrômetros no fabricante, em Americana

Ipem-SP verifica hidrômetros no fabricante, em Americana 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor finalizou nesta sexta-feira, 29 de julho, a verificação inicial de 5.000 hidrômetros no fabricante Blue Metering, em Americana, cidade localizada a 126 km da capital. Os instrumentos foram aprovados.

O hidrômetro, popularmente conhecido como relógio de água, é um medidor de volume que mede, registra e memoriza a quantidade de água que passa por ele. É utilizado pelas empresas distribuidoras (as saneadoras) para medir o volume de água consumido, ou seja, é por seu intermédio que a água é cobrada.

Assim, por ser um instrumento de medir utilizado em transação comercial (venda de água), ele está sujeito à metrologia legal e é regulamentado pela portaria Inmetro 246/2000. Essa regulamentação se restringe aos hidrômetros taquimétricos para água fria de até 15 m³ de vazão nominal, os mais utilizados para medir o consumo de água nas residências.

Antes de ser comercializado, o hidrômetro é submetido a ensaios no fabricante, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Piracicaba

Dicas do Ipem-SP

- Observe a existência do lacre no hidrômetro. Se o instrumento estiver com a lacração rompida ou sem nenhum lacre, ele pode apresentar uma medição incorreta;

- O hidrômetro verifica instantaneamente o volume de água que passa por ele, permitindo ao consumidor pagar pelo valor que utilizou.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp