Ipem-SP apreende colchões sem certificação na capital

Ipem-SP apreende colchões sem certificação na capital

Ipem-SP apreende colchões sem certificação na capital

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor, apreendeu em 8 de março, na capital, colchões expostos no evento Yes Móvel Show na capital.

A equipe de fiscalização foi acionada devido a uma denúncia recebida na instituição. Na ocasião, uma empresa que importa móveis e colchões da China estava expondo na feira colchões sem certificação.

Após confirmar a falta de identificação da conformidade dos produtos expostos, a empresa foi notificada e fez a retirada imediata dos colchões da área de exposição da feira.  

Colchões sem regularização pode representar um sério problema, pois coloca em risco, entre outros aspectos, a saúde dos consumidores brasileiros. É preciso ressaltar que, além do fabricante, o importador também é responsável por garantir que os colchões importados atendam aos padrões de qualidade e desempenho exigidos pelas regulamentações técnicas do país. Portanto, é necessário obter a certificação do colchão antes de colocá-lo à venda no mercado nacional.

O regulamento para colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano é estabelecido por meio da Portaria Inmetro nº 35/2021, a qual instituiu os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para o objeto em questão, com base nos critérios das normas brasileiras ABNT NBR 13579-1 e 13579-2 (Colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano e bases - Parte 1: Bloco de espuma e Parte 2: Revestimento), com foco no desempenho. Além disso, há a Portaria Inmetro nº 349/2015, que aprova ajustes e esclarecimentos à regulamentação de colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano. As portarias citadas, e suas atualizações, quando existentes, podem ser encontradas em http://www.inmetro.gov.br/legislacao/

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp

­­­­­­­­­­­­­­­­­­