Ipem-SP divulga ranking de reclamações no primeiro bimestre de 2023

Ipem-SP divulga ranking de reclamações no primeiro bimestre de 2023

Ipem-SP divulga ranking de reclamações no primeiro bimestre de 2023

  

Inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio, balanças, e bombas medidoras de combustíveis, foram procedentes nas reclamações em janeiro e fevereiro desse ano

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor, divulga o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro bimestre de 2023. 

  

No período, foram 443 atendimentos. Desses, 346 estão efetivamente relacionadas a denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações, e busca de informações, 97 foram denúncias sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 31 casos foram fiscalizados e concluídos, 3 foram reprovados e 66 estão em andamento. 

A inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio teve 7 denúncias, sendo 2 concluídas, e 1 procedente.

Balanças teve 6 denúncias, sendo 2 concluídas, e 1 procedente.

Bombas medidoras de combustíveis teve 40 denúncias, sendo 16 concluídas, e 1 procedente.

Constam nos destaques do ranking segurança em brinquedos, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, balanças, temperos, sabão líquido para roupas, entre outros. Todas as denúncias não foram procedentes após verificação das equipes do Ipem-SP.

Estão em andamento os itens segurança em aparelhos eletrodomésticos e similares, dispenser de GNV, adaptadores de plugues e tomadas, medidor de velocidade (radar), pão francês ou de sal, produto têxtil e ração para cães.

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo. 

“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

No mesmo período em 2022, em janeiro e fevereiro, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 529 atendimentos. Desses, 299 estão efetivamente relacionadas a denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações, e busca de informações, 230 foram denúncias sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 71 casos foram fiscalizados e concluídos, 10 foram reprovados e 159 estavam em andamento. 

Em 2022, de janeiro a dezembro, foram 3.054 atendimentos. Desses, 1.890 estavam efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 1.164 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 1.043 casos foram fiscalizados e concluídos, 221 foram reprovados e 121 estão em andamento. Lideraram o número de denúncias procedentes o registro instalador de sistemas de GNV (gás natural veicular) com 91,7% de reclamações em 2022, produtos têxteis com 70,8% e segurança em aparelhos eletrodomésticos com 56%. 

  

Confira o ranking de atendimentos, acesse aqui. Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse aqui.

Ipem-SP 

 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..