Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2017 Operação Mãos à Obra fiscaliza equipamentos de proteção individual (EPIs)

Operação Mãos à Obra fiscaliza equipamentos de proteção individual (EPIs)

Imprimir E-mail
Sex, 11 de Agosto de 2017 16:53

alt

 

 

Dos mais de 8 mil itens verificados na Operação Mãos à Obra, que analisou nos dias 7 e 8 de agosto, equipamentos de proteção individual (EPI), os fiscais do IPEM-SP apreenderam/interditaram 25 produtos (0,31%) sem a regulamentação do Inmetro.

 

As equipes verificaram peças semi-facial filtrante (máscaras), capacetes, luvas isolantes de borracha, dispositivos trava quedas, cinturão de segurança e talabarte em 28 estabelecimentos comerciais nas cidades de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

 

Na capital, foram 9 estabelecimentos fiscalizados na rua Florêncio de Abreu, somando 3424 itens e nenhuma irregularidade foi encontrada.

 

O Inmetro regulamentou os equipamentos de proteção individual (EPI) através das seguintes portarias: portaria Inmetro 118 de 05 de maio de 2009 (capacete de segurança), portaria Inmetro 140 de 21 de março de 2011 e Portaria Inmetro 229, de 17 de agosto de 2009 (luvas isolantes), portaria Inmetro 388 de 24 de julho de 2012 (cinturão, trava-queda e talabarte) e portaria Inmetro de 04 de janeiro de 2011 (peça semifacial filtrante - máscara).

 

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

 

Confira abaixo a relação das empresas autuadas:


Empresa

Endereço

Produto Irregular/Marca

Irregularidade

Suzana Cristina Gonzaga de Andrade Me – Vesty Empresa

Rua Paraibuna, 253 – São Dimas – São José dos Campos / SP

-

Oposição à Fiscalização

GM Rabelo - Me

Rua Paraná, 869 – Vila Coralina – Bauru / SP

Peça Semifacial Filtrante Bocoan

Sem ostentar o selo da conformidade do Inmetro

Peça Semifacial Filtrante – Air Safety

 

IPEM-SP

 

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..