Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2017 Balanças de feiras livres de São Paulo serão avaliadas pelo IPEM-SP

Balanças de feiras livres de São Paulo serão avaliadas pelo IPEM-SP

Imprimir E-mail
Ter, 21 de Novembro de 2017 12:43

alt

As balanças utilizadas nas feiras livres, pelo vendedores ambulantes e

permissionários de varejo de São Paulo serão verificadas até 21 de dezembro

 

As balanças utilizadas em feiras livres, pelos vendedores ambulantes e permissionários de varejo do município de São Paulo serão verificadas pelos fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) até 21 de dezembro.

 

Os comerciantes devem procurar pelo serviço de verificação das balanças nas Delegacias de Ação Regional Sul, Leste, Oeste e Norte de São Paulo (ver os endereços abaixo). O atendimento será feito das 9h às 15h às segundas-feiras e das 13h às 16h de terças às sextas-feiras, exceto feriados.

 

As balanças encaminhadas ao órgão passarão por testes de erros de medição, de acordo com a determinação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Também serão examinadas características gerais, como legibilidade dos indicadores, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres.

 

Antes de levar a balança ao IPEM-SP, é necessário realizar o agendamento da data ​e horário. No dia determinado, deve-se levar a Guia de Recolhimento da União (GRU) quitada. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de instrumento. Para emitir a guia e fazer o agendamento, basta entrar no site do IPEM-SP (http://www.ipem.sp.gov.br).

 

Ao levar a balança ao instituto, o feirante deve certificar-se de que o aparelho está devidamente limpo. Além disso, será preciso apresentar CPF ou CNPJ, cartão de matrícula (permissão de uso emitida pela Prefeitura do Município de São Paulo), comprovante de residência completo e comprovante de pagamento da taxa metrológica, a GRU.

 

Outras informações podem ser obtidas pessoalmente nas Delegacias de Ação Regional do IPEM-SP ou por telefone:

 

Delegacia de Ação Regional Sul

 

Rua Muriaé, 154, Alto do Ipiranga

Telefone (11) 3581-2332

 

Delegacia de Ação Regional Leste

 

Rua Secundino Domingues, 415/443, Vila Alpina

Telefone (11) 2024-1233

 

Delegacia de Ação Regional Oeste

 

Avenida Afrânio Peixoto, 188, Butantã

Telefone (11) 5062-7761

 

Delegacia de Ação Regional Norte

 

Rua da Lagoa, 331, Cumbica, em Guarulhos

Telefone (11) 2488-8744

 

Orientação para o consumo

 

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

 

IPEM-SP

 

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..