InmetroIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2017 “Operação Segurança Elétrica” do IPEM-SP reprova 20% das lojas fiscalizadas

“Operação Segurança Elétrica” do IPEM-SP reprova 20% das lojas fiscalizadas

Imprimir E-mail
Seg, 27 de Novembro de 2017 15:24

alt

 

Plugues, tomadas, lâmpadas dicroicas, luminárias, lustres, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas halógenas, extensões enroladas, adaptadores de plugues e tomadas, lâmpadas LED, sensor de presença, transformador de tensão foram alguns dos itens fiscalizados no período de 21 a 23 de novembro, durante a Operação Segurança Elétrica, realizada na capital e nas cidades de Avaré, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Dracena, Fernandópolis, Junqueirópolis, Monte Azul Paulista, Ourinhos, Pirassununga, São José dos Campos, Taubaté e Votuporanga.

 

Dos 103 estabelecimentos fiscalizados, 21 (20,4%) no interior de São Paulo estavam irregulares. Foram verificados pelas equipes de fiscalização do IPEM-SP, 43.560 produtos, sendo encontradas irregularidades em 1.658 (3,8%) itens fora do padrão, sem certificação e descaracterização do padrão exigido.

 

O objetivo da operação é verificar se produtos como tomadas, plugues e adaptadores estão sendo comercializados com o certificado do Inmetro. Já os dispositivos elétricos de baixa tensão precisam apresentar informações obrigatórias como corrente, tensão e identificação do fabricante.

 

As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas no IPEM-SP podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

 

Clique aqui para acessar as irregularidades encontradas na capital.

 

Clique aqui para acessar as irregularidades encontradas no interior.

 

Dicas para o consumidor na compra desses produtos:

 

1. Verificar se os produtos são certificados (ostentam o selo de certificação do Inmetro);

 

2. Se as tomadas e plugues estão dentro do padrão brasileiro, ou seja, um padrão de tomada com 3 (três) orifícios e 2 (dois) padrões de plugues um com 2 pinos e outro com 3 pinos redondos. O plugue é sextavado e a tomada possui uma cavidade sextavada garantindo a segurança contra o choque elétrico;

 

3. Tem que constar o nome ou marca ou o logotipo do fabricante/importador;

 

4. Constar também a tensão a que se destina em volt (V), potência em watt (W) ou corrente nominal em ampère (A);

 

5. No caso das lâmpadas, fluorescentes ou as incandescentes, o consumidor deve adquirir as que fazem parte do programa brasileiro de etiquetagem, pois, a sua vida útil é maior.

 

Orientação para o consumo

 

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

 

IPEM-SP

 

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

secrets

 

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do IPEM-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados