Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2018 IPEM-SP autua empresa transportadora de combustível durante verificação em veículo-tanque em Bauru

IPEM-SP autua empresa transportadora de combustível durante verificação em veículo-tanque em Bauru

Imprimir E-mail
Ter, 04 de Dezembro de 2018 15:00

VTBauru1

 

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), detectou fraude durante verificação periódica num veículo-tanque no posto de verificação volumétrica da autarquia em Bauru no último dia 28 de novembro.

 

A equipe do instituto observou durante a verificação minuciosa que o tanque havia sido totalmente reformado com diferenças nos comprimentos de todos os três compartimentos do tanque, quando foi realizada a medição externa e interna.

 

Os três compartimentos quando medidos por fora apresentavam diferença em seu comprimento de 10, 12 e 13 cm em relação ao comprimento interno. A fraude foi localizada nos três compartimentos de valor nominal de 5000 litros cada. Foram adicionados ao tanque, junto aos seus separadores, um segundo separador paralelo no qual era cheio e que através da fraude não era esvaziado nas entregas dos produtos adquiridos pelos postos de revenda, e esse produto, aproximadamente 50 litros em cada compartimento, era retirado pelo condutor em forma de roubo.

 

Para a retirada do produto retido nas entregas, o tanque foi adaptado com válvulas dentro dos espaços formados pelos separadores paralelos que eram abertas à distância, através de parafusos colocados dentro dos suportes do guarda-corpo em cima do tanque, causando prejuízo para quem pagou pelo produto e sonegando impostos.

 

Para a realização do serviço foi necessário descontaminar e cortar o tanque para que os especialistas do IPEM-SP pudessem realizar a verificação completa e a apreensão dos dispositivos fraudulentos.

 

A partir da autuação o responsável pelo veículo tem o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

 

Nos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

 

A ação foi comandada pelo especialista em metrologia e qualidade da regional de Bauru, Luiz Antonio Brizzi.

 

Orientação para o consumo

 

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.

 

IPEM-SP

 

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..