Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Quem Somos | Pró-equidade de gênero

IPEM-SP recebe o prêmio da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal

Imprimir E-mail

seloproequidade_gd



O IPEM-SP é o único órgão público do Estado de São Paulo a receber pelo segundo ano consecutivo, o selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM-PR (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República).

 

"A cultura da promoção da igualdade de oportunidades e tratamento, independente de gênero e raça, está implementada na autarquia. Fruto do trabalho da Comissão Interna do instituto e de cada servidor ao eliminar preconceitos e discriminação no ambiente de trabalho. O que me deixa orgulhoso pelo trabalho de equipe e por sermos a única instituição do Estado a receber o prêmio", explicou o superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi.


De acordo com a SPM, corporações que promovem políticas e ações pela eliminação da discriminação entre homens e mulheres no ambiente do trabalho foram homenageadas pela secretaria durante o evento realizado na quinta-feira, 25 de abril de 2013, que teve as presenças das ministras Eleonora Menicucci (SPM), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial – Seppir).


Ao todo, 57 empresas e entidades públicas e privadas receberam o Selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Do IPEM-SP, participaram as servidoras Ana Lucia de Oliveira Marin, assistente social da autarquia e coordenadora da Comissão Interna Pró-Equidade de Gênero e Raça e Luciana Tucoser, da Superintendência, que representaram o superintendente.



seloproequidade

 

Clique aqui e conheça as outras instituições.

 

Instituições interessadas em participar já podem se inscrever para a 5ª edição do Programa.


O programa


O selo Pró-Equidade de Gênero e Raça criado em 2006, destaca o trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a equidade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.


As entidades vencedoras são instituições públicas na área de mineração, comunicações, tecnologia, agropecuária, prefeituras, secretarias estaduais e municipais e institutos de todo o país, além de bancos, empresas de energia e supermercados.


As empresas e organizações públicas e privadas desenvolveram o programa durante 12 meses (execução do Plano de Ação). Elas executaram ao menos 70% de das ações pactuadas e obtiveram um desempenho considerado satisfatório ou muito satisfatório.


O objetivo é eliminar todas as formas de discriminação, evidenciando publicamente o compromisso da organização com a equidade de gênero e etnicorracial na promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares no mundo do trabalho para a efetivação da equidade.


A definição das boas práticas é feita pelo Comitê Ad Hoc do Programa, formado por pesquisadoras de núcleos de gênero de diferentes universidades. Elas se reuniram pela última vez em fevereiro deste ano, apresentando a avaliação final do monitoramento feito pelas empresas.


O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, por meio da SPM, com o apoio da Seppir (Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da OIT (Organização Internacional do Trabalho).


IPEM-SP


O IPEM-SP é uma a utarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.


Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros.


É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.


O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 
 

secrets

 

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do IPEM-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados