Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Metrologia Geral | História da metrologia

Breve História da Metrologia no Brasil

Imprimir E-mail

Ao se observar a larga utilização do Sistema Internacional de Unidades no cotidiano das pessoas, como reflexo das relações econômicas, dos processos industriais de fabricação de produtos, etc., pode não parecer que a idéia de um sistema universal e coerente de unidades, baseado em grandezas físicas constantes, é relativamente recente.
 
Na impressionante quantidade de sistemas de medição vigentes no início do século XIX pode-se notar que eram específicos para cada tipo de atividade econômica, motivados sobretudo por razões fiscais da autoridade política, cuja uniformização dificilmente ultrapassava as fronteiras da cidade ou país em que estava sediada ou da região econômica em que predominava.
 


 
O texto desta Breve História da Metrologia no Brasil foi compilado a partir de:

 

DIAS, José Luciano de Mattos. Medida, normalização e qualidade; aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Ilustrações, 1998. 292 p.
 
Serviço de Produtos de Informação do Inmetro: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Fone: (0xx21) 2679 9351 - 2679 9381 / Fax: (0xx21) 2679 1409
 

20 de maio é o dia da metrologia e 26 de junho é o dia do metrologista (Brasil)



consulte: breve história do SI
consulte: breve história do Ipem-SP
Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade
Balanças e Pesos Antigos

 

 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do IPEM-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados