Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Ipem-SP mantém atividades que impactam em saúde e segurança da população

Imprimir E-mail
Seg, 30 de Março de 2020 18:00

ipem_verificacao_densimetro

 

O Ipem-SP, (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, mesmo diante da pandemia do Covid-19, tem mantido serviços que impactam diretamente a saúde e a segurança da população.

 

Nos laboratórios do instituto ou mesmo nas instalações das empresas fabricantes e importadoras de instrumentos, as atividades de verificação inicial de termômetros clínicos, aparelhos de medição de pressão arterial (esfigmomanômetros), bafômetros (etilômetros) e densímetros continuam ocorrendo normalmente.

 

ipem_verificacao_termometro

 

“A manutenção dessas atividades visa atingir dois objetivos principais: o primeiro, de não paralisar o funcionamento dos fabricantes e dos importadores destes instrumentos; o segundo, de garantir que estes instrumentos continuem chegando à população funcionando corretamente, principalmente os termômetros clínicos utilizados para medição da temperatura corporal humana.

 

Nenhum destes instrumentos podem ser colocados no comércio sem a verificação inicial do Ipem-SP. A verificação inicial ocorre de acordo com regulamentos do Inmetro e objetiva garantir que os instrumentos estejam medindo e funcionando corretamente, haja vista que erros em suas medições causam sérios riscos à saúde, à segurança e à justa relação de consumo”, explicou o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Gambaroni.

 

Gambaroni explica: “se um termômetro clínico estiver com um erro de -1,5 °C, uma pessoa que possui febre não seria diagnosticada, visto que o erro do instrumento faria o profissional de saúde concluir que o paciente está com a temperatura corporal normal. Por este motivo, antes que estes instrumentos sejam colocados no mercado, o Ipem-SP executa neles a verificação inicial comparando-os com padrões de medição de alta exatidão, garantindo assim que estejam medindo corretamente”.

 

ipem_verificacao_etilometro

 

No caso dos termômetros clínicos, em 2020, até o momento, o Ipem-SP verificou 156.300 unidades. Em 2019 foram 120.000.


As verificações em aparelhos de medir pressão arterial, em 2020, até o momento, foram 3.490 aparelhos nos instrumentos utilizados em hospitais e clínicas, e 27.250 na verificação inicial, em fabricantes e importadores destes instrumentos. Em 2019, o Ipem-SP verificou em hospitais e clínicas 19.992, e 268.660 na verificação inicial em fabricantes e importadores destes instrumentos.


No caso dos bafômetros, em 2020, até o momento, o Ipem-SP verificou 349 unidades na verificação inicial e 578 na verificação periódica. Em 2019 foram 1.500 unidades na verificação inicial e 4.031 na verificação periódica.


No caso dos densímetros, em 2020, até o momento, o Ipem-SP verificou 7.878 e em 2019 foram 37.430.


Uma vez verificados, os fabricantes e importadores podem vender estes instrumentos para todo o país com a garantia de que as indicações desses instrumentos estão de acordo com as normas e padrões do Inmetro.


Garantia também para os profissionais da saúde e para a população.


Ipem-SP

 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também defender o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..