Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Fiscalizações | Qualidade Arqueação de tanques

Serviço de Arqueação de Tanque

Imprimir E-mail
arqueação de tanques

A arqueação de tanques consiste na determinação da capacidade volumétrica de reservatórios (silos, tanques ou embarcações) utilizados para armazenamento de produtos a granel. O objetivo é assegurar a confiabilidade metrológica, nas medições fiscais e de controle de estoque nas empresas.

Na arqueação os técnicos medem o diâmetro, a espessura e a altura do tanque de acordo com as normas da ISO 7501-1. Para tanto se utilizam de trenas, medidores de espessura entre outros instrumentos devidamente calibrados.

O Ipem-SP está preparado para prestar o pronto-atendimento a empresas paulistas e também de outros Estados do País. Para solicitar a arqueação dos tanques os interessados devem entrar em contato com o instituto pelos e-mails: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Ou ainda entrar em contato pelos números de telefone (11) 3581 2450 ou 3581-2323.

A empresa deve fornecer as dimensões do tanque para que os técnicos do instituto possam elaborar o orçamento de custo da tabela volumétrica. Com o uso da tabela volumétrica, o interessado poderá saber a qualquer momento, quanto de produto existe no tanque, bastando para isso comparar o comprimento em centímetros indicado pela trena de profundidade e a quantidade em litros indicada pela tabela.

Após a medição é emitido um Certificado de Arqueação do tanque, documento de caráter oficial, válido por dez anos, certificando que foi feita a arqueação de um tanque com vistas a atender as exigências de órgãos governamentais.

O serviço deve ser feito sempre que haja alguma intervenção no tanque que acarrete alteração no volume (modificação, manutenção ou reparos), ou quando as autoridades competentes julgarem necessário. Para a realização do serviço o tanque deve estar vazio, limpo e desgaseificado de acordo com a norma NBR 14787.



 

PARA OBTER ORÇAMENTO
- enviar fax: (0xx11) 3581-2323 ; ou
- e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

DOCUMENTOS EMITIDOS
- Certificado de arqueação;
- Tabela volumétrica; e
- Boleto bancário com prazo de 10 dias para pagamento.

CONTATO:
- Rua Muriaé, 154 - Alto do Ipiranga - SP - cep: 04269-900
- Fone: (0xx11) 3581-2323 ou 3581-2450
 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados