Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2010 Ipem-SP inicia medição em tanques de caminhões que transportam cargas líquidas e gasosas

Ipem-SP inicia medição em tanques de caminhões que transportam cargas líquidas e gasosas

Imprimir E-mail
Sex, 11 de Junho de 2010 00:00


A partir da próxima segunda-feira (14/6), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Justiça, passa a vistoriar as dimensões dos tanques de veículos que transportam produtos líquidos e gasosos e que estejam com excesso de até 5% do seu peso bruto, informado pelo fabricante.

 

O órgão deve emitir um registro de medição, um dos documentos exigidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para certificar esses caminhões a trafegarem legalmente.


Para conseguir o registro do Ipem-SP, os veículos deverão ser levados, sem a carga, a um dos quatro Postos de Verificação de Veículos-tanque do instituto, nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto. Veja aqui os endereços dos postos de verificação de veículos-tanque.


O Ipem-SP reuniu na sede do instituto nesta quinta-feira (10/6) o coordenador substituto da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, do Inmetro, Maurício Evangelista, e representantes dos órgãos delegados do Inmetro do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Fortaleza, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul para discutir a implantação do trabalho de medição, que atende a Portaria 313, de 2010, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


Serão vistoriados caminhões licenciados entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2007, que tenham excesso de até 5% de seu peso bruto total. Já os veículos que transportam combustíveis à granel não precisarão do registro de medidas do Ipem, pois o Certificado de Verificação Volumétrica (CVV), exigido para esse tipo de transporte, pode ser apresentado ao Detran como comprovante.


Quem for passar pela inspeção do Ipem-SP deve entrar em contato com um dos Postos de Verificação de Veículos-tanque para retirar a guia para pagamento e o pedido de solicitação do serviço de medição. Após o pagamento da taxa e da solicitação preenchida, ele pode levar o caminhão ao posto do Ipem, acompanhado dos documentos solicitados (clique aqui e verifique quais).


O certificado do Detran tem validade de um ano e o prazo para solicitá-lo expira em 1° de setembro deste ano.

 

Acompanhe o Ipem-SP nas redes sociais: Twitter, Flickr e Facebook

 

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..