Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home balança (ipna)

Balança (IPNA) - Cuidados na Compra

Imprimir E-mail

Existem disponíveis no mercado diversos tipos de balança (instrumento de pesagem não automática) para atender as mais diferentes necessidades: mecânicas, eletrônicas, antropométricas, de precisão, etc. Cada uma delas é fabricada para capacidades de pesagem adequadas ao seu uso.
 

Faixa de Medição
Ao adquirir uma balança escolha aquela que seja adequada ao produto que você pretende comercializar.
A balança utilizada na venda de alimento a peso para consumo imediato, a menor divisão deve levar em conta o peso do recipiente utilizado para a colocação e pesagem do alimento:
- recipiente igual ou inferior a 200g, menor divisão igual ou inferior a 2g;
- recipiente superior a 200g, menor divisão igual ou inferior a 5g.

Carga Mínima
Observe na placa de identificação afixada no instrumento, o valor da menor quantidade de produto que a balança está habilitada a pesar.

Lacração
Observe se o instrumento encontra-se lacrado, o que impede o acesso aos dispositivos de regulagem da balança. O lacre pode ser um selo com a identificação do INMETRO ou selo (de plástico ou de chumbo) com a identificação da firma de manutenção credenciada pelo Ipem-SP.
Caso a compra da balança seja feita de terceiro, observar se há ausência da lacração. Em caso afirmativo, antes de usá-la, solicite a manutenção para efetuar a devida lacração.

 


Informações: Fiscalização Capital - Fiscalização Interior

 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..