Você está em : Home Notícias de 2008 Novas viaturas serão destinadas à fiscalização

Novas viaturas serão destinadas à fiscalização

Ter, 08 de Julho de 2008 00:00

Com a presença do secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Antonio Lourenço Pancieri, foi realizada hoje, 8 de julho, a entrega de 16 novas viaturas destinadas à fiscalização metrológica  (pesos e medidas) e da verificação da conformidade (qualidade).

No total serão investidos R$ 5.252.992,00 (cinco milhões, duzentos e cinqüenta e dois mil e novecentos e noventa e dois reais) na compra das 16 viaturas e também nos demais veículos dentro do projeto de renovação da frota. Além das viaturas entregues hoje, faz parte do pacote de investimento 16 caminhões que serão equipados com pesos para fiscalização de balanças rodoviárias e outros 42 veículos de diversas marcas e capacidades destinados aos serviços administrativos e coleta de produtos para exames nos laboratórios da instituição cuja entrega transcorrerá nos próximos meses, ainda em 2008.

O investimento segundo explicou o superintendente do Ipem-SP é necessário para dotar as equipes de fiscalização com melhores condições de trabalho. "Havia muitos anos que não ocorria uma renovação tão significativa da frota do Ipem como esta", disse Pancieri ao secretário e presentes. Para o superintendente, investir na infra-estrutura de transportes, bem como na compra de modernos instrumentos necessários ao trabalho dos fiscais e, principalmente, na formação e treinamento dos funcionários, são atos importantes que estão em curso no instituto. Pancieri fez questão de destacar que essas ações são possíveis graças ao apoio que a secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania oferece ao Ipem-SP. Tudo isso para garantir confiabilidade às relações de consumo.

O superintendente também agradeceu a presença dos funcionários. Comentou que o sucesso da missão do Ipem só é possível graças ao empenho dos servidores que emprestam sua competência e esforços para que ocorra a melhoria contínua dos serviços prestados pelo instituto aos cidadãos de São Paulo. Pancieri destacou também o papel do Inmetro nesses investimentos.

Finalmente destacou o papel de liderança do Ipem-SP na rede brasileira de metrologia legal e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O secretário Luiz Antonio Guimarães Marrey, parabenizou o superintendente e funcionários pelas atividades desenvolvidas e recordou as matérias publicadas nos últimos dias pela imprensa sobre os problemas de fraudes em bombas de combustível, situação que considerou muito grave. Algo que precisa ser severamente combatido, disse o secretário, que fez questão de destacar a importância da motivação e empenho de cada funcionário na defesa dos direitos do consumidor.

Homenagens na entrega das viaturas

Walter Mauro Danelon, responsável pela frota na Capital Paulista, e José Sebastião de Oliveira, motorista mais antigo em atividade no Ipem-SP, lotado no escritório regional de Marília, receberam simbolicamente as chaves da frota renovada. Foram também homenageados com placas comemorativas pelos bons serviços prestados.

O secretário visitou também o laboratório de verificação de produtos Pré-Medidos onde pôde acompanhar os exames realizados na oportunidade. Com bastante interesse, ficou sabendo da rotina e procedi- mentos adotados pelas equipes de fiscalização de produtos pré-me- didos, desde a coleta nos pontos de vendas até a verificação nos laboratórios. Conheceu o depósito do laboratório e ficou sabendo de um importante trabalho social desenvolvido pelo instituto. Os produtos apreendidos pela fiscalização e que não são retirados pelos fabricantes ou comerciantes são doados para entidades assistenciais da Capital cadastradas e para o Fundo de Solidariedade de alguns municípios do interior.