Você está em : Home Notícias de 2008 Encontro aproxima setor produtivo do Inmetro

Encontro aproxima setor produtivo do Inmetro

Sex, 26 de Setembro de 2008 00:00

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo promoveu no último dia 25 de setembro um encontro com o setor fabricante de balanças do Estado de São Paulo. O evento que contou com a participação do Inmetro foi realizado no auditório do Espaço da Cidadania "André Franco Montoro", na Secretaria da Justiça  e da Defesa da Cidadania, no centro da Capital Paulista.

O encontro técnico teve como objetivo debater assuntos de interesse dos fabricantes visando obter agilidade nos processos de aprovação de novos modelos de balanças que necessitam do exame do Inmetro. Também serviu para discutir aspectos relacionados à verificação das balanças antes de entrar em uso no comércio, tarefas do Instituto de Pesos e Medidas que realiza a verificação inicial (antes do instrumento chegar ao mercado) e a verificação periódica (destinada a conferir se as características do instrumento permanecem conforme disciplina a legislação metrológica).

O superintendente do Ipem-SP, Antonio Lourenço Pancieri comentou a importância de reuniões como essa, para aperfeiçoar o relacionamento entre os órgãos públicos e os setores produtivos. Ele lembrou que faz parte das diretrizes da administração encurtar as distâncias entre o órgão e os diversos atores sociais envolvidos nas ações do Ipem-SP. No caso, o Ipem-SP, órgão delegado do Inmetro no Estado, aproveitou a experiência de encontro semelhante realizado no Rio Grande do Sul, para atender aos reclamos do setor produtivo de balanças no Estado de São Paulo.

Pancieri lembrou que o evento se inseria no contexto do Programa Mais Ipem para São Paulo, uma iniciativa que vem percorrendo o Estado de São Paulo, descentralizando as atividades do instituto com o fortalecimento dos escritórios regionais. O objetivo é ouvir os setores produtivos (indústria, comércio e serviços), a sociedade (entidades de defesa do consumidor) e intensificar a presença da fiscalização. Esse trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece os treze escritórios regionais do órgão, no interior do Estado, serve também para ampliar o escopo da fiscalização de produtos e focar outra vertente de trabalhos da autarquia: a prestação de serviços metrológicos especializados, como a verificação e calibração de instrumentos e a certificação de produtos e serviços.

Perguntas e respostas

O I Encontro Técnico com Fabricantes e Importadores de Balanças seguiu o seguinte formato: as perguntas e questionamentos técnicos foram previamente formulados e encaminhados para a diretoria do Ipem-SP por e-mail. Elas foram organizadas por assuntos e apresentadas para os técnicos do Inmetro responder. O Sindicato da Indústria de Balanças, Pesos e Medidas de São Paulo reuniu o maior número de questionamentos, embora diversas empresas também não deixassem de aproveitar a oportunidade.

As respostas e os esclarecimentos foram feitos pelos técnicos Marcelo Lima, da Divisão de Massa, do Inmetro e Maurício Evangelista, da Divisão de Serviços Metrológicos que apresentaram os trabalhos de suas áreas, as responsabilidades e competências técnicas e legais e, claro, as limitações que muitas vezes explicam algumas dificuldades enfrentadas pelos fabricantes e importadores junto ao órgão federal.

Antonio Lourenço Pancieri destacou a importância desse tipo de iniciativa. Isso porque o objetivo do Ipem-SP é fomentar o dialogo positivo com os empresários com boas práticas produtivas e de gestão. Porém, fez questão de destacar que o Ipem-SP jamais vai abdicar de sua condição de órgão de fiscalização e coibir aqueles que praticam ilícitos metrológicos. Lembrou que a exemplo do que já vem ocorrendo com o setor de abastecimento de combustíveis, o Ipem-SP vem adotando medidas visando a criminalização dessas práticas lesivas aos consumidores.

Todos reconheceram que a iniciativa foi muito importante. Primeiro pelo ineditismo do encontro, algo que não ocorria pelo menos nos últimos 30 anos, quando o setor era muito diferente e menor, não envolvendo importadores e representantes de empresas de outros países.

Entre os assuntos tratados no I Encontro Técnico com Fabricantes e Importadores de Balanças estão: redução nos prazos para a aprovação de novos modelos de balanças junto ao Inmetro; a elaboração de normas técnicas válidas para os países membros do bloco econômico do Mercosul; a uniformização de procedimentos na verificação inicial de balanças, entre todos os organismos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial.