Você está em : Home Notícias de 2008 “Operação trio” combate produtos irregulares

“Operação trio” combate produtos irregulares

Ter, 25 de Novembro de 2008 00:00

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, está realizando uma operação especial de fiscalização na quantidade de três produtos pré-medidos que apresentam os maiores índices de erros contra o consumidor: pescado congelado, papel higiênico e gás de cozinha.

No último mês de outubro, os fiscais do Ipem verificaram 76 lotes desses produtos, sendo 12 de pescado congelado, 24 de papel higiênico e 40 de botijões de GLP (o popular "gás de cozinha").

Novamente, como ocorreu em setembro, quando teve início a operação, pescado congelado foi o produto que apresentou maior irregularidade: 91,67% (11) dos lotes de pescado estavam com menos quantidade do que o indicado na embalagem. Um total de 25% (6) dos lotes de papel higiênico estava com erros nas medidas (comprimento ou largura) e 7,5% (3) dos lotes de botijões continham menos gás do que o anunciado.

Em setembro, os índices foram: 94,12% de erro nos pescados congelados, 33,33% de erro no papel higiênico e 29,87% nos lotes de botijões. Leia a matéria completa sobre a operação anterior.

Os resultados confirmam uma tendência já verificada pelo Ipem de erros quantitativos nesses três produtos, o que motivou a intensificação da fiscalização. A "operação trio" prossegue até o final de 2008, quando haverá uma avaliação das operações.

A lista completa das marcas reprovadas na média das amostras na Operação Trio de outubro segue no final da matéria.

Pescado congelado

Foram reprovadas as três marcas de pescado verificadas em outubro pelos fiscais do laboratório do Ipem da Capital. A maior irregularidade foi constatada na lula congelada Vitalmar, produto acondicionado pela Vitalmar Com. e Indústria de Pescados Ltda. Faltavam em média 219,1 g (21,91%) na embalagem de 1 kg.

Em dois lotes de filé de peixe congelado Vitalmar, acondicionado pela mesma empresa, faltavam em média, respectivamente, 158,7 g (15,87%) e 158,6 g (15,86%) nas embalagens de 1 kg. No mexilhão congelado Vitalmar faltavam em média 158,3 g (15,83%%) na embalagem de 1 kg.

As empresas irregulares foram autuadas e os lotes irregulares foram interditados pelos fiscais do Ipem nos supermercados onde foram coletadas as amostras.

Botijões de gás (GLP)

Em outubro, o Ipem fiscalizou oito marcas de gás de cozinha em depósitos e envasadoras na Capital e no interior (municípios na área de abrangência das regionais de Santos, Sorocaba, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto).

Duas marcas foram reprovadas. A maior irregularidade foi encontrada pelas equipes da Capital em depósito da Consigás: faltava em média 772 g (5,94%) no botijão de 13 kg. Em outro depósito da Consigás, as equipes encontraram a falta de 488 g em uma unidade de botijão.

Em um depósito da Servgás os fiscais da regional do Ipem de Presidente Prudente detectaram a falta em média de 76 g (0,58%) nos botijões.

Papel higiênico

No mesmo período, das 19 marcas de papel higiênico examinadas nos laboratórios do Ipem da Capital, São José do Rio Preto e Campinas, seis apresentavam erros na largura ou comprimento em relação ao declarado. Sendo duas reprovadas por erros na média das amostras analisadas, ambas analisadas pelo laboratório de Campinas.

No papel higiênico neutro folha simples Mili Bianco de 60 m x 10 cm, da empresa Mili SA, faltavam em média 0,15 m (0,25%) no comprimento do papel e 0,2 cm na largura.

No papel higiênico neutro folha simples Stylus de 60 m x 10 cm, da empresa Sepac Serrados e Pasta de Celulose, faltavam em média 0,30 m (0,5%) no comprimento.

As empresas irregulares foram autuadas e o Ipem notificou os comerciantes a retirar os lotes defeituosos dos pontos de vendas onde foram coletados as amostras.

Leia a seguir a lista de empresas, produtos e faltas encontradas, na média das amostras analisadas, na Operação Trio do Ipem.

1 - PESCADOS

Laboratório da Capital

Camarão Congelado
Blue Deep 1 kg - 99,0g (-9,90%)