Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home criação do SINMETRO

Instituição do SINMETRO

Imprimir E-mail

Como parte da reestruturação do Ministério da Indústria e do Comércio as funções de cunho metrológico do INT foram transferidas para o Instituto Nacional de Pesos e Medidas - INPM, criado em 1961, e cujas atividades marcaram a expansão e consolidação da metrologia legal no Brasil.
Em 1967, a primeira formulação de uma política nacional de metrologia é expressa por meio do Decreto 240, que estabelecia, entre outros: 1) a confirmação do uso exclusivo no país do recém-criado Sistema Internacional de Unidades (1960); 2) o restabelecimento da colaboração do INPM com organismos internacionais de metrologia, como as Conferências Gerais de Pesos e Medidas promovidas pelo Departamento Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML); 3) a criação do Fundo Nacional de Metrologia com o objetivo de financiar o aparelhamento, custeio e manutenção dos serviços de metrologia; e 4) critérios para a criação de institutos estaduais de pesos e medidas (os IPEM's), para exercerem a fiscalização do cumprimento dos regulamentos de metrologia legal, sob o controle central do INPM. Em 1987 suas funções seriam transferidas para o INMETRO.



 

Com o objetivo de dar assistência à indústria nacional e estimular sua participação no processo de inovação tecnológica e no comércio internacional, foi criado em 11 de dezembro de 1973 o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - SINMETRO, por meio da Lei 5.966, agregando numa só organização as atividades de metrologia (legal, industrial e científica), as de normalização e de certificação da qualidade de produtos. Seu órgão normativo é o CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e executivo o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Em consonância com o desenvolvimento tecnológico no Brasil, criou-se, na década de 1970, o Laboratório Nacional de Metrologia - sediado em Xerém/RJ - que credencia e é referência de laboratórios públicos e privados que integram a Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração - RBC.



O texto desta Breve História da Metrologia no Brasil foi compilado a partir de:
DIAS, José Luciano de Mattos. Medida, normalização e qualidade; aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Ilustrações, 1998. 292 p.

 

Serviço de Produtos de Informação do Inmetro: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Fone: (0xx21) 2679 9351 - 2679 9381 / Fax: (0xx21) 2679 1409

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..