Unidades Térmicas

Do "Quadro Geral de Unidades", aprovado pela Resolução do CONMETRO nº 12/88.

TEMPERATURA TERMODINÂMICA

nome: kelvin
plural do nome: kelvins
símbolo: K
definição: é definido tomando-se o valor numérico fixo da constante de Bolstzmann k como sendo 1,380 649 x 10-23 quando expresso na unidade J K-1, a qual é igual a kg m2 s-2 K-1 onde o kilograma, o metro e o segundo são definidos em termos de h (constante de Plank), c (constante da velocidade da luz) e ∆νCs(valor da frequência do césio). (Unidade de Base ratificada pela 26ª CGPM – 2018).

TEMPERATURA CELSIUS

nome: grau Celsius
plural do nome: graus Celsius
símbolo: ºC
definição: Intervalo de temperatura unitário igual a 1 kelvin, numa escala de temperaturas em que o ponto 0 coincide com 273,15 kelvins. (Unidade de Base ratificada pela 13ª CGPM - 1967. Kelvin e grau Celsius são ainda unidades de intervalo de temperaturas.)
t (ºC) = T (K) ­ 273,15.

GRADIENTE DE TEMPERATURA

nome: kelvin por metro
plural do nome: kelvins por metro
símbolo: K/m
definição: Gradiente de temperatura uniforme que se verifica em um meio homogêneo e isótropo, quando é de 1 kelvin a diferença de temperatura entre dois planos isotérmicos à distância de 1 metro um do outro.

CAPACIDADE TÉRMICA

nome: joule por kelvin
plural do nome: joules por kelvin
símbolo: J/K
definição: Capacidade térmica de um sistema homogêneo e isótropo, cuja temperatura aumenta de 1 kelvin quando se lhe adiciona 1 joule de quantidade de calor.

CALOR ESPECÍFICO

nome: joule por quilograma e por kelvin
plural do nome: joules por quilograma e por kelvin
símbolo: J/(kg.K)
definição: Calor específico de uma substância cuja temperatura aumenta de 1 kelvin quando se lhe adiciona 1 joule de quantidade de calor por quilograma de sua massa.

CONDUTIVIDADE TÉRMICA

nome: watt por metro e por kelvin
plural do nome: watts por metro e por kelvin
símbolo: W/(m.K)
definição: Condutividade térmica de um material homogêneo e isótropo, no qual se verifica um gradiente de temperatura uniforme de 1 kelvin por metro, quando existe um fluxo de calor constante com densidade de 1 watt por metro quadrado.

Unidades do SI - apresentação disponível para cópia