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Inúmeros são os serviços prestados ao consumidor mediante a utilização de instrumentos de medir. Eles estão presentes nas relações diariamente mantidas entre consumidores e fornecedores, a exemplo das balanças utilizadas nas padarias, supermercados, restaurantes e outros. As bombas de combustível, o metro comercial, e o taxímetro são outros exemplos de instrumentos utilizados diariamante no mercado de consumo.


De outro lado, produtos com certificação obrigatória, como brinquedos, preservativos masculinos, mangueiras de gás, isqueiros e outros, devem atender as exigências contidas na legislação, de forma a proteger a saúde e segurança do consumidor.

O controle metrológico e a verificação da conformidade de produtos e serviços revelam-se, portanto, como mecanismos de fundamental importância para a proteção do consumidor.


Por isso, é importante que as irregularidades praticadas no mercado de consumo, envolvendo instrumentos de medir, produtos pré-medidos (produto embalado, pesado ou medido na ausência do consumidor), ou produtos certificados sejam denunciadas na Ouvidoria do Ipem, a fim de evitar que outros consumidores sejam prejudicados.


Além das reclamações e denúncias, a Ouvidoria também está a disposição do cidadão para consultas, sugestões, elogios e outras manifestações afetas à Instituição.


Todos os casos registrados na Ouvidoria são submetidos a criteriosa avaliação com o objetivo de proteger os direitos dos usuários e buscar a melhoria dos serviços corrigindo eventuais erros, desvios, abusos ou omissões na prestação do serviço público.

 

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Ranking de janeiro a setembro de 2018

Indicadores da Qualidade/Ouvidoria referentes ao período de janeiro a junho de 2018

 

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Indicadores da Qualidade/Ouvidoria referentes ao período de janeiro a setembro de 2017

 

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Indicadores da Qualidade/Ouvidoria referentes ao período de janeiro a dezembro de 2016


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Indicadores da Qualidade/Ouvidoria referentes ao período de janeiro a dezembro de 2015






Ranking de janeiro a dezembro de 2010


Ranking de janeiro a dezembro de 2009


Ranking de janeiro a dezembro de 2008


Ranking de atendimentos da rede Sior (Sistema Integrado de Ouvidorias da RBMLQ-I), de janeiro a dezembro de 2010.

 

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