Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2013 IPEM-SP firma parceria inédita com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

IPEM-SP firma parceria inédita com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo

Imprimir E-mail
Seg, 03 de Junho de 2013 18:23
parceriasite
Imagens em alta resolução no Flickr
 

Com a participação da secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, o IPEM-SP e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) firmaram, na manhã desta segunda-feira (3/6), uma parceria inédita com o objetivo de orientar os comerciantes sobre a fiscalização do instituto e proteger o consumidor.


O protocolo de intenções, assinado na ocasião pelo superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi, e pelo presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Rogério Amato, garantirá uma série de ações conjuntas no sentido de promover treinamentos e palestras para comerciantes, técnicos da Facesp e da própria ACSP.


O IPEM-SP também irá produzir cartilhas específicas para cada segmento do comércio. O objetivo é orientar preventivamente as micro e pequenas empresas quanto a leis, portarias e regulamentos das áreas de metrologia legal e qualidade. Com linguagem simples e prática, essas publicações irão explicar o que é preciso fazer para cumprir a legislação relativa aos instrumentos, produtos e serviços que o instituto fiscaliza e, desse modo, evitar que sejam aplicadas autuações e multas.


"Embora a autarquia tenha a obrigação de fiscalizar, também é fundamental orientarmos os comerciantes e a população, pois nossa meta não é multar. Buscando uma maior aproximação, nosso ideal é zerar o número de irregularidades encontradas pelas nossas equipes de fiscalização. Quando chegarmos neste patamar, a missão do instituto estará cumprida", explicou Alexandre Modonezi, superintendente do IPEM-SP.


Também participaram da cerimônia, o superintendente da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos; Alexsandro Peixe Campos, chefe de Gabinete da Secretaria de Energia; Orlando Gerola Junior, superintendente adjunto do instituto e toda a diretoria da autarquia.


IPEM-SP


O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.


Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 300 especialistas e técnicos, realiza em todo o Estado de São Paulo operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros.


É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.


O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br

 

Acompanhe o Ipem-SP nas redes sociais: Twitter, Flickr e Facebook

 

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..