Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2014 IPEM-SP reprova balanças em aeroportos

IPEM-SP reprova balanças em aeroportos

Imprimir E-mail
Qua, 30 de Abril de 2014 16:42

aeroporto

 

Em operação especial, fiscais do Instituto identificaram irregularidades em 3% dos 206 instrumentos examinados.

 

Os aeroportosde Cumbica (Guarulhos), Congonhas (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Leite Lopes (Ribeirão Preto) foram alvo da operação especial doIPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo)para fiscalização de balanças utilizadas no controle de pesos de bagagens (check in). Realizada nos dias 28 e 29/04, a operação fiscalizou 206 balanças, sendo seis (3%) reprovadas por algum tipo de irregularidade que prejudicam diretamente os passageiros.

 

O Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o que apresentou o maior número de irregularidades. Das92 balanças fiscalizadas, três (3%) foram autuadas por erro na pesagem (balança desregulada), erros superiores ao máximo admissível em serviço e por excentricidade, ou seja, quando há diferença de peso em diferentes pontos da mesma balança.

 

Já no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não foram identificadas irregularidades em nenhuma das 52 balanças fiscalizadas. Em Viracopos, município de Campinas, das 46 balanças fiscalizadas, uma (2%) estava irregular por pesar menos 200g em 100kg, levando prejuízo à companhia aérea. No aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, foram avaliados 16 instrumentos, dentre os quais dois (13%) estavam irregulares, um deles em local impróprio,que não permitia ao usuário observar a pesagem de sua bagagem.

 

“Com a operação especial, nossoobjetivo é alertar o consumidor para ficar atento na hora de pesar as bagagens e evitar ser lesado por irregularidades que podem induzir, por exemplo, ao pagamento indevido por excesso, caso a balança esteja desregulada”, alerta o superintendente do IPEM-SP, Alexandre Modonezi.

 

Os responsáveis pelas balanças autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. Para esta categoria, as multas podem variar de R$ 451 a R$ 25 mil, dobrando na reincidência.

Dicas

O passageiro deve observar, ao chegar nocheck in, se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do Inmetro com validade até 2014, que atesta que a balança está regulada.

O cidadãoque desconfiar pode recorrer à Ouvidoria do IPEM-SP para esclarecer dúvidas ou denunciar irregularidades pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Orientação

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Acesse:http://goo.gl/mggPwZ ou www.ipem.sp.gov.br.

IPEM-SP

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 400 especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para:ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..