Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2014 IPEM-SP autua postos de combustíveis em nova operação especial na capital

IPEM-SP autua postos de combustíveis em nova operação especial na capital

Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 14:53

spc fev

 

Na ação, que teve apoio da ANP e Polícia Civil, dois postos foram autuados por irregularidades

 

 

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) encontrou irregularidades em postos de combustíveis na capital paulista em nova operação especial realizada nesta terça-feira (02/09). O órgão delegado do Inmetro tem como finalidade proteger o consumidor, com apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e da Polícia Civil.

 

Dos quatro postos fiscalizados, dois foram autuados por problemas no volume de combustível fornecido ao consumidor. As equipes de fiscalização identificaram problemas em postos da zona sul e norte, sendo o maior erro a falta de 260ml a cada 20 litros (cujo erro máximo permitido é de 100ml).

 

Em todos os casos, as bombas com irregularidades foram interditadas pelo IPEM-SP e só poderão ser reutilizadas após mecânico autorizado fazer os reparos necessários. Os postos com irregularidades têm dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. As multas podem chegar a R$ 70 mil, dobrando em caso de reincidência.

 

A ação envolveu três equipes de especialistas do IPEM-SP, cada qual acompanhada por equipes da ANP e Polícia Civil. Além de autuar os postos, o instituto apura a responsabilidade das oficinas encarregadas da manutenção das bombas que apresentaram irregularidades. Caso seja comprovada qualquer irregularidade, esses estabelecimentos podem ter sua autorização cassada.

 

IPEM-SP

 

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..