Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2014 O IPEM-SP fiscaliza produtos para evitar riscos ao consumidor

O IPEM-SP fiscaliza produtos para evitar riscos ao consumidor

Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 14:56

balancafeirante2

 

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP) faz o controle metrológico e de qualidade nos 645 municípios do Estado. O órgão, que possui delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, é responsável pela fiscalização de instrumentos de medir como balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, cronotacógrafos, hidrômetros e outros. O objetivo do IPEM-SP é garantir que o consumidor receba a quantidade exata do produto que comprou.

Os fiscais do instituto também visitam diariamente supermercados e estabelecimento para verificar pacotes de arroz, feijão, leite, óleo e papel higiênico e todo produto embalado na ausência do consumidor. O órgão fiscaliza itens como preservativos, mamadeiras, material elétrico, brinquedos, berços, extintores, têxteis, precisam conter etiquetas com informações de uso para o cidadão.

 

Como resultado de seu trabalho sério e comprometido com a população, o IPEM-SP é o único órgão público do Estado que recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal.

Números nos últimos 4 anos

 

No período de 2011 até julho de 2014, foram fiscalizados:


- 1,6 milhão de instrumentos de medição
- 100 mil pré-medidos. Destes, 6 mil produtos estavam irregulares
- 650 mil produtos têxteis. Destes, 45 mil foram reprovados

 

Destaques

 

O IPEM-SP inspecionou 1500 ônibus escolares adquiridos pela Secretaria da Educação. Após a correção das irregularidades, os veículos receberam o Selo de Identificação da Conformidade, o que garantiu aos alunos da rede pública estadual um transporte confortável e seguro.

 

Ouvidoria


O IPEM-SP criou um canal direto com o consumidor em 1993 e, desde então, recebe atendimentos, reclamações e denúncias da população do Estado. Nos últimos quatro anos, foram contabilizados cerca de 30 mil telefonemas de pessoas que entraram em contato e foram orientadas pelos profissionais do órgão.

 

IPEM-SP


O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..