Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem


cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem

 

Ipem-SP participa do Enqualab 2023

Ipem-SP participa do Enqualab 2023

Ipem-SP participa do Enqualab 2023

 O Ipem-SP participou do Enqualab 2023 - Congresso da Qualidade em Metrologia, evento organizado pela Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo), que ocorreu no período de 12 a 14 de setembro, no Senai de Inovação de Materiais Avançados - Escola Senai "Mario Amato", em São Bernardo do Campo, com a presença de diversas autoridades do segmento, profissionais da área e estudantes do país.

O superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, participou da mesa de abertura e também ministrou a palestra “Ações para o desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade no Estado de São Paulo”. Na ocasião, abordou a educação e inovação, defendendo o fortalecimento de uma cultura da qualidade no país. “Acredito que o tema é chave para nosso desenvolvimento econômico e social”, disse. Guerson também apresentou as realizações do Ipem-SP no fortalecimento da infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo.

Ao todo, durante os três dias de evento, foram 10 painéis com diversas palestras, debates e apresentações de trabalhos técnicos.

A inovação e a educação para metrologia foram alguns dos temas principais do congresso, o qual será composto por palestras em que também serão abordados tópicos relacionados à certificação de produtos e à digitalização do setor, além de demandas da indústria metalmecânica.

Palestras sobre ações para o desenvolvimento da infraestrutura da qualidade no Estado de São Paulo e os desafios enfrentados por empresas certificadoras de produtos na oferta de ensaios por laboratórios são assuntos de palestras programadas para o primeiro dia do evento. Além disso, foram abordadas a rastreabilidade e a transformação digital aplicada à metrologia.

Já no segundo e no terceiro dia, as apresentações trataram de gerenciamento de riscos, nanotecnologia, a importância da nacionalização de MRC para atender às demandas dos setores industriais, gestão de resíduos químicos, a importância da incerteza da medição em processos e tendências do setor de metrologia, incluindo debates a respeito dos possíveis avanços e das perspectivas para o ensino e pesquisa na área de metrologia, entre outros.

Na programação do evento: Metrologia na Certificação de Produtos; Gestão, rastreabilidade e transformação digital aplicada à Metrologia; Gerenciamento de riscos devido a agente químicos; Gestão de resíduos químicos nos laboratórios; Incerteza de medição: Garantia de redução de riscos e custos em avaliação; A importância da Educação e Certificação Profissional para especialistas em Metrologia; Elevando a competência técnica por meio dos Ensaios de Proficiência; Metrologia para área da Nanotecnologia; Desenvolver Materiais de referência, exige alto investimento. Qual o segredo para o retorno financeiro.

No evento, participaram representantes de diversas instituições, como o Inmetro, Mitutoyo Sul Americana, Agência Estadual de Metrologia (AEM MS), Intituto de Qualidade Automotiva, DEKRA Certification B.V., PUC Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro de Ensaio de Conformidade (IBEC), entre outras.

O Enqualab é um evento realizado anualmente, e tem como objetivo fomentar um espaço de divulgação científica para pesquisadores e alunos de graduação e Ensino técnico das áreas das ciências físicas e biológicas por meio de Palestras e mesas redondas.

Com a presença de autoridades do segmento da metrologia, entre elas, o Ipem-SP, o Inmetro, dos Institutos de Pesquisas, de Universidades, das Associações de Classe, da RBMLQ-I (Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade), Laboratórios de Calibração e Ensaios, o evento também teve a presença de comissão científica formada por profissionais especializados em laboratórios metrologistas e pesquisas.


Imprimir   Email
INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h.

DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS TÊXTEIS E QUALIDADE: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone (11) 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.

ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 3581-2197. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.