Você está em : Home Notícias de 2011 Em Santos e Praia Grande, Ipem autua seis postos de combustíveis por irregularidades

Ter, 27 de Setembro de 2011 00:00

Fotos em alta resolução estão no Flickr

Durante a operação especial "SPC" (Supervisão de Postos de Combustíveis), realizada nesta terça-feira (27/9), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania autua seis (25%) postos por irregularidades nas bombas de combustíveis, em Santos e Praia Grande.

A operação especial faz parte de estratégia do Ipem para reforçar a fiscalização em postos de combustíveis no Estado, como já aconteceu este ano em Araraquara, Bauru, Marília, Campinas, Jundiaí, além da capital e Grande São Paulo. "Além da fiscalização rotineira realizamos operações-surpresa como essa para coibir irregularidades que lesam o consumidor, comandadas por nossos delegados regionais do interior e Grande São Paulo", explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Operação faz parte de estratégia do Ipem para reforçar a fiscalização em postos no Estado

Com o apoio da Polícia Civil, fiscais do Ipem estiveram em 25 postos para inspecionar o funcionamento de bombas de combustíveis. Para isso, é feito exame visual dos equipamentos, verificação das marcas e do sistema de lacração, além de testes para aferir se a quantidade registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor. Neste caso, os fiscais utilizam um medidor de 20 litros, padrão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De janeiro a agosto de 2011, fiscais do Ipem verificaram 60.921 bombas de combustíveis em 6.509 postos de todo o Estado, sendo que 4.314 foram reprovadas, gerando a emissão de 371 autos de infração por irregularidades. Só na região de Santos foram verificadas 3.024 bombas em 305 postos, sendo que 219 delas apresentaram irregularidades, gerando 10 autos de infração.

A Delegacia de Ação Regional do Ipem-SP em Santos atende a 23 municípios da Baixada: Barra do Turvo; Bertioga; Cajati; Cananéia; Cubatão; Eldorado; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Itanhaém; Itariri; Jacupiranga; Juquiá; Miracatu; Monguaguá; Pariquera-Açu; Pedro de Toledo; Peruíbe; Praia Grande; Registro; São Vicente; Santos e Sete Barras.

tabela

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 - 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br