Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2011 Atenção, feirante: segunda-feira (31) é o último dia para aferição de balanças no Ipem-SP

Atenção, feirante: segunda-feira (31) é o último dia para aferição de balanças no Ipem-SP

Imprimir E-mail
Qui, 27 de Outubro de 2011 00:00


Vai somente até a próxima segunda-feira (31/10), o prazo para os feirantes da capital fazerem a verificação metrológica anual obrigatória de balanças. Das 9h às 15, o feirante pode comparecer a uma das seguintes Delegacias de Ação Regional (DAR) do Ipem-SP:


- DAR Sul, à Rua Inajatuba, 361, Vila Guarani
- DAR Leste, à Rua Secundino Domingues, 415/443, Vila Alpina.


No ano passado, Ipem verificou 2.406 balanças na capital


Ao levar a balança, O feirante deve apresentar CPF ou CNPJ e comprovante de residência. No ato da verificação, o Ipem emite a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa metrológica, cujo comprovante deve ser apresentado na retirada da balança. O valor pode ser conferido aqui.

Durante a verificação, o instrumento é submetido a ensaios de erros de medição, de acordo com os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). São examinadas ainda características gerais do instrumento, legibilidade dos indicadores de medidas, identificações, estado geral de conservação, marcas de verificação e lacres. As balanças aprovadas recebem a etiqueta de verificado até 2012. No ano passado, foram verificadas 2.406 balanças.


Fabiano Marques de Paula, superintendente do Ipem-SP, alerta para o reforço na fiscalização. "Recomendamos que todos os feirantes mantenham seus equipamentos em dia para evitar autuações, pois após o período de verificação, ampliaremos o número de fiscais nas feiras livres ", explica.


O feirante que não utilizar balança aferida é autuado e tem até 10 dias para apresentar defesa ao Ipem, que define multa de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

 

Acompanhe o Ipem-SP nas redes sociais: Twitter, Flickr e Facebook

 

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..