Você está em : Home Notícias de 2011 Ipem-SP encontra irregularidades em balanças e alimentos de mercados municipais da capital nesta quinta-feira (8/12)

Sex, 09 de Dezembro de 2011 00:00

Veja fotos em alta resolução no Flickr

Durante a "Operação Ipem Presente – De Olho nas Compras", realizada nesta quinta-feira (8/12) nos mercados municipais Paulistano e da Lapa, ambos na capital paulista, o Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, encontrou irregularidades em 30,19% (32) dos 106 produtos verificados pelas equipes de fiscalização.

Produtos típicos de final de ano foram fiscalizados em mercados da Capital

Foram examinados itens pré-medidos (pesados e medidos sem a presença do consumidor) como castanhas, nozes, frutas secas, salames, camarões, bacalhau, dentre outros. "É fundamental que, ao comprar estes itens para as festas de final de ano, o consumidor fique bastante atento, pois chama atenção o número de alimentos sem qualquer indicação de quantidade e também com diferenças entre o peso real e o impresso na embalagem", recomenda José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP. Entre os itens irregulares, destaca-se a manteiga Pirâmide, que estava com 505,04g a menos.

As equipes do Ipem-SP também fiscalizaram 370 balanças utilizadas pelos feirantes nos mercados municipais, sendo que oito dos 143 boxes visitados foram autuados por utilizarem estes instrumentos deslacrados ou indicando menor quantidade do produto no ato da pesagem.

Empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem. A multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência.

Balanças também foram verificadas pelos fiscais do Ipem-SP

Confira abaixo a relação de autuados e irregularidades encontradas durante a "Operação Ipem Presente – De Olho nas Compras", realizada nos mercados municipais Paulistano e da Lapa nesta quinta-feira, 8/12:

Irregularidades em produtos pré-medidos

tabela

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 - 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br