Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2015 IPEM-SP encontra irregularidades em 16% dos estabelecimentos que vendem equipamentos de proteção individual (EPIs) na capital

IPEM-SP encontra irregularidades em 16% dos estabelecimentos que vendem equipamentos de proteção individual (EPIs) na capital

Imprimir E-mail
Qua, 11 de Novembro de 2015 18:44
alt

 

Acesse no Flickr as imagens em alta resolução

https://goo.gl/v3gD6X


Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários de equipamentos de proteção individual (EPI), o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou nesta quarta-feira, 11 de novembro, a Operação “Mãos à Obra” na capital.


Durante a ação, foram fiscalizados 5658 produtos em 19 lojas de pequeno, médio e grande porte. As equipes do IPEM-SP fiscalizaram capacetes de segurança, luvas isolantes de borracha, dispositivo trava-queda, talabartes, máscaras e cinturões utilizados na construção civil e na indústria com o principal objetivo de verificar a presença do selo do Inmetro nos itens comercializados, a principal garantia que o produto está de acordo com as normas de segurança.


Das 19 lojas fiscalizadas, 16% estavam irregulares ao vender EPIs sem o selo do Inmetro.


Confira abaixo a tabela com as irregularidades encontradas na capital.


Empresa

Endereço

Produto Irregular/Marca

Irregularidade

STILO BORRACHAS E PLÁSTICOS LTDA.

RUA FLORÊNCIO DE ABREU, 128 - CENTRO - SÃO PAULO - SP

TRAVA QUEDAS/ ATHENAS

SEM SELO DA CONFORMIDADE

A. GUITIERREZ FERRAMENTAS LTDA.

RUA FLORÊNCIO DE ABREU, 260 - CENTRO - SÃO PAULO - SP

CINTO SEGURANÇA E TALABARTE/ CARBO GRAFITE

SEM SELO DA CONFORMIDADE

PLASTIUSI PLAST. E BORRACHA ME

RUA SILVA BUENO, 1682 - IPIRANGA - SÃO PAULO - SP

TALABARTE/ ATENA

SEM CERTIFICAÇÃO

 

Os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares foram autuados e têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-SP. As multas podem variar de R$ 100 a R$ 1.5 milhão, de acordo com a Lei 9.933/99, dobrando em casos de reincidência.


Em 2014, foram fiscalizados durante a rotina das equipes, 3674 produtos deste segmento, sendo encontradas irregularidades em 29 (0,8%) durante ação em todo o Estado.


Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

0800 013 05 22

Orientação para o consumo


O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.


IPEM-SP


O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.0800 013 05 22

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..