Unidades de medidas

As unidades de medida são representações das grandezas físicas utilizadas em diversas áreas do conhecimento humano com a finalidade de quantificar uma matéria, uma sensação, o tempo ou o tamanho de algo.

As unidades de medidas surgiram da necessidade de estabelecer comparações que viabilizassem a troca de bens e serviços entre as pessoas. As primeiras comunidades humanas tomaram como referência o corpo humano. Palmos, braços e pés ajudavam a dimensionar comprimento e área. Daí vieram as balanças, réguas, ânforas e outras tantas medidas até a criação, em 1960, do Sistema Internacional de Unidades (SI), que estabelece grandezas universais para serem empregadas mundialmente.

Apenas cinco países ainda não aderiram oficialmente ao SI: Gâmbia, Jamaica, Libéria, Maláui e Mianmar. O Reino Unido utiliza o sistema métrico obrigatoriamente, embora as unidades imperiais, ou inglesas, ainda sejam usadas no dia a dia. Nos Estados Unidos, o sistema métrico é recomendado desde 1959, mas ainda não é comumente utilizado. Todos os demais os países utilizam o SI.

O IPEM-SP tem o prazer de oferecer este conversor de unidades, um conjunto de operações que permite expressar o mesmo valor usando unidades de medida diferentes, bem como apresentar-lhes algumas medidas com as quais não estão familiarizados. As unidades estão agrupadas em categorias (como comprimento, massa, temperatura, etc). Para realizar conversões entre diversas unidades de medida, basta escolher a categoria desejada, digitar o valor a ser convertido, escolher a unidade de partida, a unidade de destino e apertar o botão "Converter". O resultado será exibido em seguida.