Separador decimal é o ponto(.)





   

Valores em notação científica:


Temperatura

Temperatura é uma palavra derivada do termo Latim temperare, “misturar corretamente, regular, moderar”. Poder ser definida como o nível de calor existente em um corpo. Na Física, é a grandeza termodinâmica comum a todos os corpos em equilíbrio térmico. Começou a ser usada com o sentido de “calor ou frio” pelo químico e físico irlandês Robert Boyle em 1670. Para nos ajudar na “medição” da temperatura, criamos tabelas numéricas que permitem a comparação das temperaturas, observando a leitura dessas tabelas. Essas tabelas recebem o nome de Escala termométrica. As escalas termométrica mais utilizadas são:

Escala termométrica Celsius ou centígrados (°C)

O nome é uma homenagem ao seu criador, o cientista sueco Anders Celsius (1701-1744). É uma escala "centesimal", ou seja, dividida em 100 partes iguais, cada uma chamada grau centígrado ou grau Celsius (símbolo: ºC). O valor 0 é convencionalmente atribuído à temperatura de fusão da água e o valor 100 à temperatura de ebulição da água, ambos à pressão atmosférica ao nível do mar.

Escala termométrica Fahrenheit (°F)

O nome é uma homenagem ao seu criador, o cientista polonês Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736). Usada principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, é dividida em 180 partes iguais, cada uma chamada de grau Fahrenheit (símbolo: ºF). O valor 32 é atribuído à temperatura de fusão da água e o valor 212 à temperatura de ebulição da água, ambos à pressão atmosférica ao nível do mar.

Escala termométrica absoluta ou Kelvin (K)

O nome é uma homenagem ao seu criador, o físico e engenheiro irlandês William Thomson, o barão Kelvin (1824–1907). Zero Kelvin, também conhecido como "zero absoluto" por não possuir valores negativos, representa a temperatura mais baixa possível de acordo com a teoria termodinâmica, que é igual a -273.16 graus centígrados. Por determinação do Sistema Internacional de Unidades, não se usa o símbolo de grau (°) para a escala Kelvin.

Escala termométrica Rankine (°R, °Ra)

O nome é uma homenagem ao seu criador, o engenheiro e físico escocês William John Macquorn Rankine, que a propôs em 1859. 0° Rankine é o zero absoluto, porém a variação do Rankine é definida como sendo igual a um grau Fahrenheit. Então a temperatura de -459,67 °F é exatamente igual a 0 °Ra. A escala Rankine é usada em alguns campos da engenharia.

Escala termométrica Réaumur (°Ré, °Re)

O nome é uma homenagem ao seu criador, o cientista, biólogo, naturalista e físico francês René-Antoine Ferchault de Réaumur, que a propôs em 1730. A escala Réaumur é também conhecida como de "divisão octogésimal", ou seja, dividida em 80 partes iguais. É uma escala de temperatura em que o ponto de fusão da água é definido como 0° e o ponto de ebulição da água é definido como 80°.

Escala termométrica Delisle (°D)

Foi Proposta pelo francês Joseph Nicolas Delisle em 1732. É semelhante ao de Réaumur. É destacada por ser uma das únicas escalas de temperatura que adota o inverso da quantidade de energia térmica que mede; ao contrário das demais escalas de temperatura, as medidas mais altas em graus Delisle são mais frias, enquanto as medidas mais baixas são mais quentes.

Escala termométrica Newton (°N)

Foi Proposta pelo físico, astrônomo e matemático inglês Isaac Newton (1643-1727), no começo dos anos de 1700. Nela definiu-se o "grau zero do calor" correspondendo ao derretimento da neve e "33 graus de calor" correspondendo ao ponto de ebulição da água. A escala Newton foi, portanto, a predecessora da escala Celsius, pois foi definida com base em referências de temperatura similares. Desta forma, a unidade do grau Newton, é igual a 100⁄33 kelvin [K] ou graus Celsius [°C] e tem o mesmo zero, como a escala de Celsius [°C].

Escala termométrica Rømer (°Rø)

Foi proposta pelo astrônomo, físico e fabricante de instrumentos de medição dinamarquês Ole Christensen Rømer em 1701, é também chamada de Roemer, e tem como símbolo °Rø. O zero foi estabelecido pelo ponto de congelamento da água. O ponto de ebulição da água foi então fixado em 60 graus. Assim, a unidade desta escala, é igual a 40⁄21 de um kelvin (ou de um grau Celsius).