IPEM-SP
NORMA ABNT NBR ISO 9001
A Organização Internacional para Normalização, em inglês International Organization for Standardization, mais conhecida pela sigla ISO, é uma organização internacional não governamental que coordena a elaboração de normas. Foi criada em 1946 por representantes de 25 países, durante uma reunião realizada em Londres. A ISO iniciou oficialmente suas atividades em 23 de fevereiro de 1947, com sede em Genebra na Suíça. A ISO tem cerca de 165 membros, inclusive o Brasil, que faz parte desde sua criação.
A ISO, através dos seus comitês, elabora e edita normas em inúmeras áreas de interesse, incluindo sistemas de gestão.
Na área de gestão da qualidade, as normas ISO estabelecem requisitos que possibilitam às organizações a melhoria dos processos internos; melhor capacitação dos colaboradores; monitoramento do ambiente de trabalho; verificação da satisfação de clientes, colaboradores e fornecedores, num processo de melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
O projeto de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no IPEM-SP iniciou-se em 1.999 e, em agosto de 2001, foi certificado com base na norma ABNT NBR ISO 9002:1994 - Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados. Em 17 de dezembro de 2.002 migrou para a norma ABNT NBR ISO 9001:2000 - Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos e em 05 de julho de 2010, foi certificado com base na norma ABNT NBR ISO 9001: 2008 - Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.
Em 21 de julho de 2017 o Sistema de Gestão da Qualidade do IPEM-SP foi certificado na versão 2015 da norma ABNT NBR ISO 9001, certificação que vem sendo mantida por Organismo de Certificação acreditado pela CGCRE/INMETRO.
O conjunto de documentos do Sistema de Gestão da Qualidade IPEM-SP, foi elaborado visando atender as expectativas das partes interessadas em geral, executando e oferecendo serviços com qualidade e melhoria contínua.
Política da Qualidade
Atuar no cumprimento da legislação metrológica e da avaliação da conformidade com transparência, educação para o consumo, melhoria contínua e sustentabilidade do sistema.
Missão
Executar as atividades metrológicas e da avaliação da conformidade alicerçadas na rastreabilidade de seus padrões, buscando inovação, visando a proteção e orientação da sociedade nas relações de consumo”
Visão de Futuro
Ser reconhecido como instituição de referência em metrologia e qualidade, com autonomia de gestão, produzindo e disseminando conhecimento e oferecendo soluções inovadoras à sociedade”