Ipem-SP assina acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens

Ipem-SP assina acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens

Ipem-SP assina acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, assinou nesta sexta-feira, 17 de novembro, na sede da autarquia, acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Centro Universitário Facens de Sorocaba, com a presença do diretor executivo da instituição, Marcos Bregantin, o diretor, Paulo Carvalho, o superintendente de operações, Hector Felix, e Antonio Beldi, presidente do Conselho da Mantenedora.

Parcerias voltadas para a inovação e a Infraestrutura da Qualidade foram destacadas pelo superintendente. “O Ipem-SP tem se dedicado no fortalecimento desse sistema fundamental para o estado e país formado por organizações públicas e privadas, políticas, práticas, estruturas legais e regulatórias, que contribuem para aprimorar a qualidade e a segurança de produtos, serviços e processos a partir da metrologia”, detalha Marcos Heleno.

“Estou entusiasmado com essa parceria de interesses em comum. É importante fazermos boas parcerias como essa com o Ipem-SP quando temos métrica e equipe engajada”, comenta Antonio Beldi.

A parceria

O acordo tem como objetivo parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos termos do artigo 9° da Lei n°. 10.973 de 2004, objetivando instituir um Ambiente Promotor de Inovação, assim como o fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade no Estado de São Paulo à luz dos desafios da Indústria 4.0.

O Planejamento Estratégico do Ipem-SP 2023/2026 foi elaborado com a finalidade de promover transformação no instituto alinhado aos princípios da Dignidade, Diálogo e o Desenvolvimento. Por outro lado, a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973 no Brasil, aprovada em 2 de dezembro de 2004 e regulamentada em 11 de outubro de 2005 pelo Decreto nº 5.563, está organizada em torno de três eixos: a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; e o estímulo à inovação nas empresas.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia - um Smart Campus - conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no MEC e com ótimas avaliações nas demais categorias do Ministério da Educação e no ranking Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 47 anos de história sempre priorizaram a integração da Academia ao Mercado, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas ao futuro.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo. A instituição promove a Infraestrutura da Qualidade fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br

Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp