Ipem-SP realiza 1º Seminário sobre Cronotacógrafo

Ipem-SP realiza 1º Seminário sobre Cronotacógrafo

Ipem-SP realiza 1º Seminário Cronotacógrafo do Ipem-SP

O Ipem-SP realizou o 1º Seminário sobre Cronotacógrafos na quinta-feira, 1º de junho, no auditório da unidade “Francisco Matarazzo” do Senai, no Brás, bairro da região central da capital, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e demais autoridades.

O objetivo do seminário foi fortalecer o programa de cronotacógrafos (instrumento de medição de velocidade e distância) do Estado de São Paulo, por meio do conhecimento e da união entre os envolvidos no processo de verificação, além de provocar mudanças de comportamento e valorização da vida no trânsito para diminuir o número de acidentes de trânsito.

Participaram da mesa de abertura a diretora do Senai “Francisco Matarazzo”, Mércia Regina Rodrigues Farias da Silva, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Antonio Lourenço Pancieri, representando o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o presidente da Anodi (da Associação Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro) e diretor superintendente do Ipem-PB, Arthur Galdino.

O secretário da Justiça e Cidadania enalteceu a iniciativa do encontro. “Durante os meus anos como advogado, promotor de justiça e juiz federal, julguei inúmeros casos de acidentes terríveis. E, muitos desses casos poderiam ter sido evitados com um olhar tão atento quanto o despendido por institutos como o Inmetro e o Ipem. O Governo de São Paulo tem uma atenção especial para esse tema, pois fiscalizar o funcionamento é tão importante quanto a criação de novas tecnologias”, declarou Fábio Prieto.

Em seguida, o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, agradeceu a participação de todos. Fez uma breve introdução sobre o trabalho da autarquia no segmento de cronotacógrafos, ressaltou a importância e o impacto positivo das atividades desenvolvidas pelo Ipem para a sociedade, como também a relevância da realização do evento.

“A importância deste seminário é justamente nos atentarmos aos dias de hoje, nesta sociedade 4.0, e observar as dificuldades e os desafios frente ao cenário atual, fazendo jus às questões de como usamos a infraestrutura da qualidade em termos de metrologia, avaliação da conformidade, normas técnicas, regulamentação e vigilância de mercado, dando suporte para que este instrumento realize o que se exige dele e o que ele pode buscar, fortalecendo o lucro social, e mostrando o real valor de todos os regulamentos que são emitidos pelo Inmetro“ – reforçou o superintendente.

A diretora do Senai, Mercia Rodrigues Farias da Silva parabenizou a iniciativa do evento assim como o representante do Inmetro e da Anodi.

O evento foi organizado pela Superintendência (SUP), Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF) e Assessoria de Comunicação (ACO) com apoio de servidores de diversas áreas.

Clique aqui para conferir os temas das palestras.

O evento foi organizado pelo Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização e Superintendência, teve o apoio da Assessoria de Comunicação e servidores de diversos setores.

O cronotacógrafo

O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um aparelho obrigatório em veículos que transportam produtos perigosos (veículos-tanque), transportadores de GLP, caminhões, veículo escolar e transporte de passageiros com mais de dez lugares, e tem a finalidade de prevenir acidentes nas rodovias ao verificar se os condutores e proprietários dos veículos estão cumprindo a legislação no uso do equipamento, garantindo a todos a segurança nas rodovias e estradas. 

Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o cronotacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.  

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares. 

Ipem-SP  

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou www.ipem.sp.gov.br

Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp