Ipem-SP realiza Seminário de Inovação

Ipem-SP realiza Seminário de Inovação

Ipem-SP realiza Seminário de Inovação

O Ipem-SP realizou o Seminário de Inovação na quarta-feira, 26 de julho, no auditório “Antonio Cortazzo” na sede do Ipem-SP, na zona sul da capital, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto e demais autoridades.

“Estamos num local nevrálgico, podemos avançar com o Ipem-SP, por isso, esse seminário é muito importante para o desenvolvimento do estado e do país”, disse os secretário.

Para o superintendente, “o Seminário de Inovação tem como objetivo ampliar o conhecimento dos parceiros da instituição e servidores da autarquia sobre o marco legal de inovação”.

O evento teve a presença do procurador federal e coordenador do Grupo Estratégico de Ciência e Tecnologia e Inovação da Advocacia Geral da União (AGU), Bruno Portela, um dos redatores da Lei de Inovação, tema da sua palestra, que elogiou a realização e organização do evento.

“No mundo que nós vivemos e no mundo que nós queremos a visão de inovação é muito importante. É uma agenda prioritária. Nesses 15 anos na Esplanada dos Ministérios acredito que o importante numa administração pública é vontade política. E ficou claro para mim que o Ipem-SP tem uma agenda prioritária de inovação. É importante trazer o conhecimento da equipe do Ipem-SP quais são as possibilidades como servidores para concretizar a inovação dentro da instituição e como ela pode reverberar na agenda da instituição com o setor produtivo, na comunidade científica e na indústria”, disse Bruno.

Na programação do seminário também ocorreram palestras do procurador-chefe do Inmetro, Carlos Alberto Valentim dos Santos, sobre “A Aplicabilidade do Marco Legal de Inovação”; sobre Inovação com o gestor da Supervisão de Inovação do Senai, Alexandre Saito e Mudança Regulatória na Avaliação da Conformidade de Produtos Controlados pelo Exército com o diretor da Techss, Fábio Sianga.

Segundo Valentim, “para aplicar a inovação é necessário estar disposto a inovar e a sair da zona de conforto. Inovação não é uma coisa grandiosa, pode ser no dia a dia”, ele também citou sua rotina no Inmetro que após ajustes na burocracia, saiu da zona de conforto e inovou otimizando as demandas.

O superintendente do Ipem-SP, abordou o “Ipem 3D: Infraestrutura de Qualidade para Sociedade 5.0”; Infraestrutura Laboratorial será apresentada pelo diretor do Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP, Alexandre Sobral; e Delegacias Regionais do Ipem, pelo diretor do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF) do instituto, Luiz Henrique de Almeida Silva.

O público-alvo do seminário foram autoridades e representantes de instituições que auxiliarão no diálogo e intercâmbio de conhecimento sobre o tema. 

No evento, o Ipem-SP autodeclarou-se uma ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia). Os ICTs, ou Institutos de Ciência e Tecnologia, são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.