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OUVIDORIA DO IPEM-SP

A Ouvidoria do Ipem-SP foi criada em 1993 por meio da resolução n° 27 da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. A missão da Ouvidoria do Ipem-SP é ouvir o cidadão e acolher as suas demandas, contribuindo para o aprimoramento do Instituto e o fortalecimento da cidadania.

Na Ouvidoria do Ipem-SP o cidadão pode denunciar eventuais irregularidades praticadas no comércio que envolvam instrumentos de medir, produtos pré-medidos, produtos certificados, entre outros, sujeitos à fiscalização pelo Ipem-SP. Conheça aqui esses instrumentos e produtos.

A Ouvidoria registra, analisa, orienta e encaminha as denúncias às áreas de fiscalização responsáveis, para que sejam apuradas e solucionadas. A equipe de atendimento da ouvidoria acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado sobre o andamento das suas demandas.

A Ouvidoria também está à disposição do cidadão para atender reclamações relativas à atuação do Ipem-SP, além de acolher sugestões, registrar elogios, orientar e prestar informações afetas às atividades desenvolvidas pelo Instituto.

Os canais de comunicação disponíveis ao cidadão são:

Pelo site:
Clique aqui

 

Por telefone:
0800 013 05 22 (Estado de São Paulo)

(11) 3581-2235 / (11) 3581-2221 / (11) 3581-2033 (Outras localidades)

 

Por e-mail:
ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Por carta ou pessoalmente:
Rua Santa Cruz, 1922 - Vila Gumercindo - CEP 04122-002 - São Paulo - SP

 

COMPROMISSOS E VALORES

• Foco no cidadão: A Ouvidoria do Ipem-SP tem o papel de representar o cidadão dentro da Instituição, zelando pelos seus interesses e suas necessidades,

• Confidencialidade: A Ouvidoria do Ipem-SP garante total sigilo em relação aos dados e, principalmente, à identidade do cidadão que se utiliza dos seus serviços.

• Universalidade: A Ouvidoria do Ipem-SP trata de maneira igual, objetiva e imparcial todos os cidadãos.

• Transparência e Cortesia: A Ouvidoria do Ipem-SP mantém o cidadão informado sobre o andamento de seu processo e toda a equipe é orientada para que o atendimento seja feito com cortesia.

• Presteza: A Ouvidoria do Ipem-SP têm o compromisso de oferecer um serviço de qualidade e melhoria contínua, com agilidade no atendimento.

 

CATEGORIAS DE ATENDIMENTO

EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS E PRODUTOS FISCALIZADOS PELO IPEM-SP:

Reclamações metrológicas e de conformidade de produtos (denúncias)

São expressões de insatisfação de consumidores que relatam suspeita de irregularidades em instrumentos/produtos, cujo trabalho de controle metrológico e de conformidade é atribuição do Ipem-SP, para todo e estado de São Paulo, como órgão delegado do Inmetro.

PROCESSO DE ATENDIMENTO:

processo ouv

 

EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO PRÓPRIO IPEM-SP:

Reclamações
São expressões de insatisfação, de pessoa física ou jurídica, que relatam ações prejudiciais ou irregularidades nos serviços prestados pelo Ipem-SP ou empresas formalmente vinculadas à Autarquia.

Sugestões
São expressões, de pessoa física ou jurídica, que indicam propostas de melhorias nos processos, etapas ou procedimentos, e que afetam a qualidade dos serviços oferecidos.

Solicitações
São pedidos de informações gerais, tanto aquelas que dizem respeito direta ou indiretamente aos serviços oferecidos pelo Ipem-SP, como também aquelas de fundo mais institucional.

Elogios
São expressões de satisfação, de pessoa física ou jurídica, quanto ao serviço recebido.

 PROCESSO DE ATENDIMENTO:

1. Atender, registrar e analisar todas as solicitações;

2. encaminhar as solicitações às áreas responsáveis, monitorando os prazos para atendimento;

3. controlar e manter os registros referentes às atividades da Ouvidoria;

4. receber as respostas de encaminhamentos internos;

5. informar ao solicitante os resultados das ações;

6. realizar pesquisa de satisfação do cliente;

7. elaborar, encaminhar e discutir o relatório estatístico às áreas envolvidas para análise e tomada de ações corretivas / preventivas 

O Ipem-SP é parte integrante dessa estrutura de fiscalização. Suas principais atribuições e competências lhe são delegadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, e órgão executivo do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro, e compreendem o controle metrológico legal e dos produtos e serviços sujeitos à avaliação compulsória da conformidade no Estado de São Paulo, explicitadas no menu "áreas de atuação" deste site.

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h.

DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS TÊXTEIS E QUALIDADE: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone (11) 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.

ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 3581-2197. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

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