Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem


cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem

 

PROGRAMAS DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

Introdução

O Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP disponibiliza ensaios de proficiência (EP) para empresas que declaram a conformidade em instrumentos submetidos ao controle metrológico legal. Essas empresas necessariamente devem ter laboratórios de ensaio contratados ou próprios acreditados pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração).

Os ensaios de proficiência são ferramentas importantes para monitorar o desempenho de laboratórios, sendo exigidos para solicitação e manutenção da acreditação de laboratórios conforme o requisito 7.7.2 da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. A necessidade da contínua confiança no desempenho do laboratório é essencial para os próprios laboratórios, seus clientes, órgãos regulamentadores, organismos de acreditação e outras organizações que especificam requisitos para laboratórios.

Políticas de participação em ensaios de proficiência

As políticas de participação em ensaios de proficiência são estabelecidas internacionalmente no documento ILAC P9:01/2024 (Proficiency Testing and/or Interlaboratory comparisons other than Proficiency Testing), da Cooperação Internacional para Acreditação de Laboratórios – ILAC, e nacionalmente na norma NIT-DICLA-026 (Requisitos para a Participação de Laboratórios em Atividades de Ensaio de Proficiência), da Cgcre. Laboratórios que desejam se acreditar e os que desejam manter a acreditação devem atender a essas políticas.

Os ensaios de proficiência providos pelo Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP enquadram-se nos requisitos 10.1 "h" e 10.2.1 “a” da norma NIT-DICLA-026, vez que são indicados pelo Inmetro. Além disso, seguem os requisitos técnicos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17043 (Avaliação da conformidade – requisitos gerais para ensaios de proficiência).

Veja a seguir os programas de ensaio de proficiência disponibilizados atualmente pelo DMCI/Ipem-SP:

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA NAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO INICIAL DE ESFIGMOMANÔMETROS

Inscrições provisórias abertas até 15/04/2024: Ensaios de Proficiência nº EP-PR-884.24 nas Etapas de Verificação Inicial de Esfigmomanômetros.

Consulte o Protocolo de EP aqui.

Realize aqui sua inscrição provisória até 15/04/2024.

Cadastro deste EP na plataforma EPTIS: clique aqui

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h.

DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS TÊXTEIS E QUALIDADE: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone (11) 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.

ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 3581-2197. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.