Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Serviços | Concessão de registro Meios de hospedagem

Classificação dos meios de hospedagem

Imprimir E-mail

 

Através de uma ação conjunta entre o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi instituído o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem).

A pasta do Turismo e o Inmetro, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, atuam como legisladores do programa e o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro, participa como executor do programa no Estado de São Paulo.

A classificação dos Meios de Hospedagem tem por finalidade criar um parâmetro seguro que possa servir ao turista ou cliente na contratação do serviço de hospedagem, pois os Meios de Hospedagem que possuem a mesma classificação estarão na mesma categoria de nível de conforto.

A simbologia em estrelas torna-se então exclusiva dos Meios de Hospedagem, aos quais o Ministério do Turismo conceder oficialmente a classificação, não podendo ser utilizada por outros Meios de Hospedagem em seu próprio estabelecimento, materiais publicitários ou quaisquer outros meios.

Os Meios de Hospedagem serão classificados em 7 (sete) tipologias e 5 (cinco) categorias (1 a 5 estrelas).

As portarias do Ministério do Turismo e do Inmetro que regulamentam o SBClass estão na página legislação de nosso site.


Os tipos de Meio de Hospedagem são:

 

hotel_CamaCafe_108x76Cama & Café: Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

 

 

 


hotel_urbano Hotel: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.


 

 

hotel_historico_108x68Hotel Histórico: Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

 

hotel_fazenda_108x68Hotel Fazenda: Meio de hospedagem localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

 

 

 

hotel_Pousada_108x73Pousada: Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.



hotel_apart_108x68Flat/Apart Hotel: Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.



hotel_resort_108x68Resort: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.



 

As categorias e os requisitos:

Os Meios de Hospedagem podem ser classificados de 1 a 5 estrelas, conforme o atendimento aos requisitos para cada classe de meio de hospedagem. Há requisitos mandatórios, os quais há obrigatoriedade de atendimento e eletivos, os quais o Meio de Hospedagem poderá optar pelo atendimento de pelo menos 30% deste tipo.


Durante a Verificação de Acompanhamento, realizada no Meio de Hospedagem, são observados requisitos, divididos em três grupos:


• Infraestrutura: instalações e equipamentos


• Serviços: serviços oferecidos aos hóspedes


• Sustentabilidade: responsabilidade ambiental, social e econômica


É importante frisar que o Ipem-SP não determina qual o tipo e a classificação do Meio de Hospedagem, e sim a própria hospedagem que declara o seu tipo e solicita uma determinada classificação baseada em uma auto-avaliação presente no Cadastur. Então, através da verificação de acompanhamento, o Ipem-SP confirma ou não a escolha e encaminha o resultado ao Ministério do Turismo



 

Para mais informações, entre em contato:
IPEM-SP - Centro de verificação da conformidade de empresas certificadas (MQFCE / DMQA)
Gilmar Araújo Nascimento
(11) 3581-2206 / 2209
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..