Você está em : Home elétricas e magnéticas

Unidades Elétricas e Magnéticas

Do "Quadro Geral de Unidades", aprovado pela Resolução do CONMETRO nº 12/88.

CORRENTE ELÉTRICA

nome: ampère
plural do nome: ampères
símbolo: A
definição: é definido tomando-se o valor numérico fixo da carga elementar e como sendo 1.602 176 634 x 10-19 quando expressa unidade C (coulomb, unidade de carga elétrica), a qual é igual  a A s, onde o segundo é definido em termos de ∆νCs (valor da frequência do césio). (Unidade de Base ratificada pela 26ª CGPM – 2018).

CARGA DE ENERGIA (QUANTIDADE DE ELETRECIDADE)

nome: coulomb
plural do nome: coulombs
símbolo: C
definição: Carga elétrica que atravessa em 1 segundo, uma seção transversal de um condutor percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

TENSÃO ELÉTRICA, DIFERENÇA DE POTENCIAL

nome: volt
plural do nome: volts
símbolo: V
definição: Tensão elétrica entre os terminais de um elemento passivo de circuito, que dissipa a potência de 1 watt quando percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

GRADIENTE DE POTENCIAL

nome: volt por metro
plural do nome: volts por metro
símbolo: V/m
definição: Gradiente de potencial uniforme que se verifica em um meio homogêneo e isótropo, quando é de 1 volt a diferença de potencial, entre dois planos equipotenciais situados a 1 metro de distância um do outro. (A intensidade de campo elétrico pode ser também expressa em newtons por coulomb.)

RESISTÊNCIA ELÉTRICA

nome: ohm
plural do nome: ohms
símbolo:
definição: Resistência elétrica de um elemento passivo de circuito que é percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère, quando uma tensão elétrica constante de 1 volt é aplicada aos seus terminais. (O ohm é também unidade de impedância e de reatância em elementos de circuito percorridos por corrente alternada.)

RESISTIVIDADE ELÉTRICA

nome: ohm-metro
plural do nome: ohms-metros
símbolo:
definição: Resistividade de um material homogêneo e isótropo, do qual um cubo com 1 metro de aresta apresenta uma resistência elétrica de 1 ohm entre faces opostas.

CONDUTÂNCIA

nome: siemens
plural do nome: siemens
símbolo: S
definição: Condutância de um elemento passivo de circuito cuja resistência elétrica é de 1 ohm. (O siemens é também unidade de admitância e de susceptância em elementos de circuito percorridos por corrente alternada.)

CONDUTIVIDADE

nome: siemens por metro
plural do nome: siemens por metro
símbolo: S/m
definição: Condutividade de um material homogêneo e isótropo cuja resistividade é de 1 ohm-metro.

CAPACITÂNCIA

nome: farad
plural do nome: farads
símbolo: F
definição: Capacitância de um elemento passivo de circuito entre cujos terminais a tensão elétrica varia uniformemente à razão de 1 volt por segundo, quando percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère.

INDUTÂNCIA

nome: henry
plural do nome: henrys
símbolo: H
definição: Indutância de um elemento passivo de circuito, entre cujos terminais se induz uma tensão constante de 1 volt, quando percorrido por uma corrente que varia uniformemente à razão de 1 ampère por segundo.

POTÊNCIA APARENTE

nome: volt-ampère
plural do nome: volts-ampères
símbolo: VA
definição: Potência aparente de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal com valor eficaz de 1 ampére, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt.

POTÊNCIA REATIVA

nome: var
plural do nome: vars
símbolo: var
definição: Potência reativa de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal, com valor eficaz de 1 ampère, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt, defasada de radianos em relação à corrente.

INDUÇÃO MAGNÉTICA

nome: tesla
plural do nome: teslas
símbolo: T
definição: Indução magnética uniforme que produz uma força constante de 1 newton por metro de um condutor retilíneo situado no vácuo e percorrido por uma corrente invariável de 1 ampère, sendo perpendiculares entre si as direções da indução magnética, da força e da corrente.

FLUXO MAGNÉTICO

nome: weber
plural do nome: webers
símbolo: Wb
definição: Fluxo magnético uniforme através de uma superfície plana de área igual a 1 metro quadrado, perpendicular à direção de uma indução magnética uniforme de 1 tesla.

INTENSIDADE DE CAMPO MAGNÉTICO

nome: ampère por metro
plural do nome: ampères por metro
símbolo: A/m
definição: Intensidade de um campo magnético uniforme, criado por uma corrente invariável de 1 ampère, que percorre um condutor retilíneo, de comprimento infinito e de área de seção transversal desprezível, em qualquer ponto de uma superfície cilíndrica de diretriz circular com 1 metro de circunferência e que tem como eixo o referido condutor.

RELUTÂNCIA

nome: ampère por weber
plural do nome: ampères por weber
símbolo: A/Wb
definição: Relutância de um elemento de circuito magnético, no qual uma força magnetomotriz invariável de 1 ampère produz um fluxo magnético uniforme de 1 weber.

Unidades do SI - apresentação disponível para cópia