Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Clientes | Avaliação de conformidade

Avaliação da Conformidade

Imprimir E-mail


conformidade

 

 

A avaliação da conformidade de produtos e serviços foi especialmente desenvolvida para auxiliar organismos, empresas e instituições públicas que necessitam adquirir produtos e serviços mediante processos de licitação e outras formas de compra, onde a especificação correta e a avaliação criteriosa da conformidade são fundamentais.


O trabalho de avaliação da conformidade compreende três fases distintas, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente.


Especificação do produto ou serviço: As necessidades do cliente são estudadas para determinar características claras e bem definidas dos produtos e serviços a serem adquiridos através de pesquisas bibliográficas, legislação, normas e mercado. Assim são elaboradas especificações técnicas buscando requisitos verificáveis por meio de inspeção visual, ensaios metrológicos, físicos, mecânicos, químicos e normativos de modo a garantir que o cliente receba o produto ou serviço que precisa.


Qualificação do fornecedor: Os potenciais fornecedores entregam amostras piloto ou protótipos do produto a ser fornecido. As amostras e protótipos são então avaliados com base nas especificações técnicas para apurar o grau de atendimento do produto a essas especificações. Desse modo é possível concluir se o produto está “conforme” ou “não conforme” com os requisitos do cliente. O fornecedor poderá ser qualificado ou não, ou ainda poderá adaptar seu produto às necessidades do cliente. É uma forma segura de garantir que o fornecedor detém a capacidade técnica de produzir aquilo que o comprador necessita. No concernente a serviço, são realizadas auditorias de processo em clientes que já utilizam o serviço, visando verificar a capacidade técnica do fornecedor.


Avaliação dos produtos adquiridos e serviços contratados: Numa etapa posterior, após a definição da empresa fornecedora, o produto é avaliado por intermédio de amostras definidas estatisticamente, retiradas dos lotes já produzidos. Tais amostras são coletadas e avaliadas de modo a garantir que sejam produzidas em conformidade com as especificações do cliente. No caso de serviço, são realizadas auditorias de processo, serviço, visando verificar a conformidade do serviço prestado.


Obtenha maiores informações ou solicite orçamento pelos telefones (11) 3581-2180, 3581-2225 e 3581-2228 , ou pelo e-mailEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..