Governo do Estado de São PauloIPEM-SP

Você está em : Home Notícias de 2014 IPEM-SP orienta empreendedores em evento do SEBRAE

IPEM-SP orienta empreendedores em evento do SEBRAE

Imprimir E-mail
Qua, 19 de Fevereiro de 2014 14:28

sebrae4

 

 

Palestras e distribuição de guias de orientação integram as ações do instituto durante

a Feira do Empreendedor, de 22 a 25 de fevereiro, no Expo Center Norte

 

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, participa pela primeira vez da terceira edição da Feira do Empreendedor do SEBRAE, que acontece de 22 a 25 de fevereiro no Expo Center Norte – Pavilhão Verde.

 

O objetivo é levar aos empreendedores e aspirantes informações sobre produtos e serviços que estão sujeitos a fiscalização e como os profissionais devem estar atentos às normas específicas para evitar autuações.

 

O instituto abre sua programação na feira às 11h30 do dia 22 na sala Conhecimento 3 com a palestra do superintendente Alexandre Modonezi sobre "Normas e orientações sobre fiscalização".

 

Além deste tema, em todos os dias do evento serão realizadas, em dois horários, palestras com diretores do IPEM-SP para orientar os empreendedores quanto à comercialização e fabricação de produtos têxteis e também sobre a venda de alimentos a peso para o consumidor. “É fundamental essa oportunidade de esclarecer dúvidas e orientar os futuros empresários sobre as normas que devem respeitar no comércio de produtos e serviços. Dessa forma, tanto comerciantes quanto consumidores são beneficiados”, comenta Modonezi.

 

No estande do IPEM-SP (ME18) serão disponibilizados aos visitantes o Guia de Orientação ao Comerciante, que explica quais itens integram as fiscalizações do Instituto, tais como: instrumentos de medição (balanças, bombas de combustível, metros comerciais, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, etilômetros, entre outros); produtos pré-medidos, que são pesados na ausência do consumidor (itens da cesta básica e todos os produtos embalados com descrição de peso/volume/quantidade); produtos têxteis (peças de roupa, cama, mesa e banho); produtos de certificação obrigatória, que precisem ostentar o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial); e produtos com etiquetagem obrigatória de conservação de energia (ENCE – Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), como os eletrodomésticos.

 

Para participar das palestras, os visitantes devem estar inscritos no evento e chegar com antecedência ao espaço em que será realizada – Salas de Conhecimento e Atendimento. Confira a programação no http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/.

 

Programação de palestras do IPEM-SP

 

Normas e orientações sobre fiscalização

22/2 - 11h30

Palestrante: Alexandre Modonezi, superintendente

 

Normas para fabricação de produto têxtil

22/2 - 16h

24/2 - 14h

Palestrante: Jefferson Kovachich, diretor de metrologia e qualidade

 

Normas para comercialização de produto têxtil

23/2 - 18h

24/2 - 16h

Palestrante: Jefferson Kovachich, diretor de metrologia e qualidade

 

Normas para a venda de alimentos a peso para o consumidor

23/2 - 16h

25/2 - 18h

Palestrante: Valmir João Ditomaso, diretor de metrologia legal e fiscalização

 

Serviço:

IPEM-SP na Feira do Empreendedor do SEBRAE

Entrada Franca

Período: de 22 a 25/02/2014

Horário: Sábado e domingo, das 10h às 21h; segunda e terça-feira, das 13h às 21h.

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 330 – Vila Guilherme

Informações: http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

IPEM-SP

O IPEM-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por mais de 400 especialistas e técnicos, realiza, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carros para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também garantir que o consumidor leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Mais informações pelo site www.ipem.sp.gov.br.

 

 

 

 


CORONAVÍRUS
(COVID-19)

INFORMAÇÕES AOS SERVIDORES. Acesse aqui.


 

Secretaria da Justiça e Cidadania

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Ipem-SP
© 2013 - Todos os direitos reservados..