Ipem-SP realiza encontro técnico voltado ao segmento de cronotacógrafos
O evento foi direcionado aos profissionais que atuam na área de segurança do trânsito, de fiscalização, gestores, técnicos e administrativos dos postos de ensaios de verificação de cronotacógrafos
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou na quinta-feira, 29 de agosto, encontro técnico destinado ao segmento de cronotacógrafos, no Senai "João Martins Coube”, em Bauru, com a proposta de ouvir os envolvidos na área, aperfeiçoar o atendimento às crescentes demandas, inclusive, nas questões relacionadas na inovação tecnológica.
A abertura do evento foi realizada pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que enfatizou a importância do encontro para o segmento e do cronotacógrafo para segurança nas vias públicas. O diretor da unidade do Senai em Bauru, Ademir Redondo, citou a importância da parceria com o Ipem, inclusive, para troca de experiências como, por exemplo, do evento realizado na instituição. Também participaram da composição da mesa, o coordenador geral executivo de Metrologia Legal do Inmetro, Eduardo Ribeiro de Oliveira, o diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem, Jefferson Kovachich de Oliveira, e o gestor da regional do instituto em Bauru, Gustavo Pinheiro Sanchez.
Na palestra inicial, ministrada pelo superintendente, Marcos Heleno resgatou historicamente os avanços do cronotacógrafo, sua importância na sociedade e melhorias. “Precisamos continuar avançando e modernizando nas questões relacionadas neste instrumento, dentro da metrologia e para toda cadeia que envolve o cronotacógrafo, desde os órgãos públicos como o Inmetro e o Ipem, até as empresas privadas, como os postos de ensaios. Devemos pensar o que podemos fazer diferente, utilizando a tecnologia que está à nossa disposição para que este serviço seja mais rápido, mais eficiente, e ainda mais confiável para o usuário final que são aqueles que transitam nas vias todos os dias, detalhou.
O que os motiva no dia a dia? Foi com essa pergunta que o gestor da regional do Ipem em Bauru, Gustavo Pinheiro Sanchez, abordou a importância da motivação para que ocorram mudanças e melhorias, e finalizou sugerindo que todos plantem boas sementes para o futuro, entre elas, para os negócios das empresas que representam.
Em seguida, José Augusto Basso da Anpeci (Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos), relatou os avanços do setor.
Para esclarecer dúvidas sobre procedimentos no atendimento ao site de Cronotacógrafos, os empregados públicos do Ipem-SP, Simone Messias e Jorge Luiz dos Santos, detalharam detalhes do preenchimento da documentação.
E os detalhes sobre validação e reimpressão de etiquetas foram esclarecidos pelo representante de uma fabricante, Vinícius Colla de Oliveira.
O evento foi encerrado com a palestra do diretor executivo de Metrologia Legal do Inmetro, Eduardo Ribeiro de Oliveira, que esclareceu dúvidas dos participantes.
O encontro teve como objetivo de propiciar o fortalecimento do programa de cronotacógrafos, por meio do conhecimento e união de todos envolvidos no processo de verificação, estabelecendo uma melhor relação de confiança e colaboração na educação nas vias do Estado de São Paulo ao provocar mudanças de comportamento e valorização da vida no trânsito, tendo como resultado a busca da diminuição de acidentes de trânsito, em prol da sociedade.
Cronotacógrafo
O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um aparelho obrigatório em veículos que transportam produtos perigosos (veículos-tanque), transportadores de GLP, caminhões, veículo escolar e transporte de passageiros com mais de dez lugares, e tem a finalidade de prevenir acidentes nas rodovias ao verificar se os condutores e proprietários dos veículos estão cumprindo a legislação no uso do equipamento, garantindo a todos a segurança nas rodovias e estradas.
Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o cronotacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.
Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.
Quando são encontradas irregularidades, o responsável pelo veículo é autuado e tem o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.