Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem


cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem

 

INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO

BALANÇA

 

INSTRUMENTO DE PESAGEM NÃO AUTOMÁTICO (IPNA)

 

O que observar ao comprar uma balança

Existem disponíveis no mercado diversos tipos de balança (instrumento de pesagem não automática) para atender as mais diferentes necessidades: mecânicas, eletrônicas, antropométricas, de precisão etc. Cada uma delas é fabricada para capacidades de pesagem adequadas ao seu uso.

Faixa de medição

Ao adquirir uma balança escolha aquela que seja adequada ao produto que você pretende comercializar. Uma balança utilizada na venda de alimento a peso para consumo imediato, por exemplo, a menor divisão deve levar em conta o peso do recipiente utilizado para a colocação e pesagem do alimento:

- recipiente igual ou inferior a 200g, menor divisão igual ou inferior a 2g;

- recipiente superior a 200g, menor divisão igual ou inferior a 5g.

O mesmo acontece com balanças destinadas à pesagem do pão francês Portaria Inmetro 146/2006.

Carga mínima

Observe, na placa de identificação afixada no instrumento, o valor da menor quantidade de produto que a balança está habilitada a pesar.

Lacração

Observe se o instrumento se encontra lacrado, que revela o acesso não autorizado aos dispositivos de regulagem da balança. O lacre é um selo plástico com a identificação do INMETRO de empresa de manutenção credenciada pelo Ipem-SP.

Caso a compra da balança seja feita de terceiro, antes de utilizá-la no comércio solicite a uma empresa de manutenção credenciada pelo Ipem-SP que avalie o seu desempenho metrológico e proceda às eventuais adequação.

UTILIZAÇÃO

Atente para as instruções fornecidas pelo fabricante quanto à instalação, manuseio, transporte, voltagem correta etc.

Local de uso

A balança deve funcionar sobre uma superfície plana, sem trepidação, em local iluminado, ausente de correntes fortes de ar, protegida do excesso de umidade, pó e salinidade que possam agredir seus componentes e longe de objetos que impeçam a livre movimentação do prato de pesagens, fatores que prejudicam o resultado das medições.

A balança que for utilizada para pesagens na presença do consumidor deve ser instalada em local de fácil visualização, sem cartazes ou produtos que obstruam, de modo total ou parcial, o acompanhamento da leitura da pesagem.

Nivelamento

O instrumento deve sempre trabalhar nivelado, pois o desnivelamento provoca erros nas pesagens. O indicador de nível de bolha e os pés com altura regulável são os dispositivos apropriados para nivelar o instrumento. Jamais utilize calço, mesmo com a finalidade de alcançar o nível desejado.

Operação

Toda balança descarregada deve indicar leitura de pesagem igual a zero. Caso isso não ocorra verifique o nivelamento e, se o problema persistir, retire o instrumento de uso e leve-o para manutenção.

O produto deve ser colocadono centro do prato de pesagens.

A leitura das pesagens deve ser feita quando o ponteiro ou os dígitos pararem de oscilar.

Peso da embalagem

Ao pesar produto com a embalagem, o peso desta não deve ser incluído. O peso informado ao consumidor deve se referir somente ao produto, sem considerar o peso de qualquer tipo de embalagem ou envoltório, tais como bandeja, copo, prato, sacos de papel ou plástico etc.

Recebimento de mercadoria

Os produtos comprados por peso, em grande quantidade, devem ser medidos em balança apropriada para receber grandes cargas. Fracionar o produto não é recomendável. O ideal é pesar a maior quantidade possível de cada vez, evitando-se assim a somatória de erros de pesagem.

CONSERVAÇÃO

Controle metrológico

É recomendável conferir periodicamente o desempenho da balança, a ver se está indicando o peso corretamente. Esse controle é feito com a utilização de padrões de massa (pesos) do tipo comercial, que devem ter sido verificados e aprovados pelo Ipem-SP.

Manutenção Preventiva

Lembre-se que, além de pesar corretamente, a balança não pode apresentar problemas de conservação e manutenção como visor quebrado, falha nos dígitos, falta de lacres etc.  É recomendável proceder à manutenção preventiva do instrumento. No caso de ruptura acidental do selo do Inmetro (lacre), procure uma empresa de manutenção credenciada pelo Ipem-SP para a devida regularização.

Técnico Credenciado

Os serviços de manutenção somente podem ser executados por técnico devidamente credenciado pelo Ipem-SP, que está autorizado a romper o sistema de lacração da balança. Após os devidos reparos, o técnico utiliza selo para a lacração que contém a identificação do seu registro de credenciamento. A balança recebe, ainda, a marca de “Instrumento reparado”, e estará sujeita a uma nova verificação (eventual) pelo Ipem-SP.

Sempre exija a Nota Fiscal de Serviço como garantia do trabalho realizado.

Verifique a nossa relação de oficinas credenciadas no Estado de São Paulo.

IMPORTANTE

Balança com sistema de lacração danificado ou inexistente, e com componentes avariados, sujeitam o responsável pelo instrumento à autuação.

Evite a remoção desnecessária da balança. Na remoção para limpeza, por exemplo, ao recolocá-la em uso observe o ponto de leitura de zero, o nivelamento e proceda ao controle metrológico.

Habitue-se a manter a balança sempre limpa e em boas condições de uso. Os resíduos provocam erros nas pesagens, o que sujeita o responsável pelo instrumento à autuação.

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

 


SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h.

DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS TÊXTEIS E QUALIDADE: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone (11) 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.

ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 3581-2197. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br



Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.