Na sede, Ipem-SP promove palestra sobre Compras Públicas de Inovação
A palestra teve como objetivo despertar em seu público expectador sensibilização quanto as temáticas relacionadas às Compras Públicas de Inovação, nivelando o conhecimento para a agenda regulatório, quanto a Marcos Legais e leis que direcionam o segmento
O Ipem-SP promoveu na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, a palestra com o tema “Introdução às Compras Públicas de Inovação”, ministrada pelo Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e especialista da Innovc, Bruno Portela. O evento contou com abertura do superintendente Marcos Heleno Guerson e ocorreu presencialmente no auditório Antonio Cortazzo do prédio sede, com transmissão aberta a todo o público da autarquia via Youtube.
A ocasião contou com participantes espectadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Fundação para o Desenvolvimento da Unesp - Universidade Estadual Paulista (Fundunesp), além da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) e vinculadas (Fundação CASA, IMESC e Procon-SP). Equipes de toda a sede e regionais do Ipem-SP também acompanharam o evento.
Na abertura, o superintendente Marcos Heleno Guerson, introduziu e destacou brevemente aspectos importantes e marcos históricos sobre impactos da 4ª Revolução Industrial para o campo da Inovação no contexto brasileiro, reforçando também a importância de mobilização conjunta das organizações para o desenvolvimento e fortalecimento constante de atividades para o avanço na área e o crescimento tecnológico.
“Este é o grande espírito, e tudo passa por capacitação, ferramentas e segurança para trabalharmos a lei de inovação, e aqui está presente não só os Ipems, mas também os principais órgãos que possuem relação com a gente, para que possamos falar na mesma língua, até porque estabelecer alianças estratégicas para a inovação são aspectos fundamentais, e nós temos aqui as nossas alianças. O Ipem fica feliz em recebe-los aqui para podermos entender esse idioma em comum e fazermos essa troca interessante”, enfatizou o superintendente.
A palestra sobre Introdução às Compras Públicas de Inovação, teve como objetivo despertar em seu público expectador sensibilização quanto as temáticas relacionadas às Compras Públicas de Inovação, nivelando o conhecimento para a agenda regulatório, quanto a Marcos Legais e leis que direcionam o segmento. O evento marca também o início da jornada de capacitação.
No decorrer do evento, o palestrante Bruno Portela, abordou a Inovação no Setor Público; Introdução ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Introdução ao Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador; Compras Públicas de Inovação e o Poder de Compra do Estado; Diferença entre as Compras Públicas; Planejamento da Compra Pública de Inovação; além de Cases Internacionais e Nacionais.
Ao longo da ocasião, foi aberto espaço para levantamento de debates e esclarecimento de dúvidas dos empregados públicos da autarquia e espectadores convidados.
O evento foi uma iniciativa que partiu da área de inovação do Ipem-SP, sob a coordenação do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE), em parceria com a Innovc, edtech e hub de formação, capacitação e certificação do ecossistema de inovação para o setor público e seus stakeholders, sendo considerada uma referência nacional em educação para inovação no setor público.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp