Em São José dos Campos, Ipem-SP promove visita guiada para integrantes da Fundunesp
Em 1º de julho, o diretor de Núcleo do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE) e também responsável pelo Laboratório de Infraestrutura de Qualidade (LIQ), André Luiz Pereira de Moraes, em São José dos Campos, recebeu no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o professor Mário de Oliveira Neto, diretor-presidente Fundação para o Desenvolvimento da Unesp - Universidade Estadual Paulista (Fundunesp), e Sidney Lopes, gerente de planejamento e projetos da fundação.
O objetivo foi conhecer as instalações, estrutura do LIQ, e a importância de sua atuação junto ao setor produtivo, visto que estando situado em um ambiente de inovação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologia, busca aproximar a indústria e desenvolvedores de todo o campo da Infraestrutura da Qualidade.
Na sequência, o diretor do Ipem-SP, André Moraes, apresentou ainda aos visitantes, as instalações e a infraestrutura geral do Parque Tecnológico, além de apresentar também parte das demais empresas e instituições situadas no complexo, entre elas, a empresa Resix Invent. Na ocasião, o grupo foi recebido pelos representantes Wilson Segala e Mário Duarte, que explanaram sobre a empresa e as muitas oportunidades de negócios com a Fundação.
O LIQ
O trabalho do LIQ é apresentar o Ipem-SP às empresas, principalmente do PIT, fazer conexões entre o setor público e privado, colocando à disposição toda a estrutura da Infraestrutura da Qualidade, com o intuito de atender as necessidades das empresas e suas especificidades, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e apoiando o setor produtivo do Estado de São Paulo.
A Fundunesp
A criação da Fundunesp, na qualidade de Fundação de Apoio, foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em abril de 1987, com o objetivo essencial de proporcionar à universidade, dentro de suas possibilidades, meios necessários à adequada mobilização de recursos humanos e materiais para o atendimento das finalidades estatutárias da Unesp, quais sejam ensino, pesquisa, extensão universitária, prestação de serviços à comunidade e inovação científica e tecnológica.
Devido a esse seu desígnio e respaldada no convênio que mantém com a Unesp, tem sido possível à Fundunesp, nesses 37 anos de existência, apoiar, colaborar e participar decisivamente em inúmeros projetos da Unesp no seu relacionamento extramuros, em face da permissão da participação oficial do seu pessoal docente, técnico e administrativo, bem como a utilização de sua estrutura física, respeitadas as normas e legislação vigente.
Em decorrência dos contratos e convênios celebrados pela Fundunesp com os setores público e privado, são difundidos conhecimentos cujos avanços e inovações tecnológicas, de maneira geral, vem beneficiando a sociedade e integrando a Unesp, seus docentes, pesquisadores, alunos e funcionários à sua finalidade social e educacional.
A Fundunesp, com recursos próprios, também financia projetos de Pesquisa, Extensão, Ensino e Inovação Tecnológica, patrocina eventos, assim como a Universidade da Terceira Idade (Unati).
Parceria
Em maio de 2024, o Ipem-SP e a Fundunesp assinaram o protocolo de intenções entre as duas instituições. Assinado pelo superintendente Marcos Heleno Guerson, junto ao diretor-presidente da fundação, durante encontro na sede da autarquia, o protocolo contemplava iniciar tratativas e ações, assim como reuniões técnicas, objetivando a elaboração de Plano de Trabalho para formalização de acordo de parceria para suporte, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I/CT&I), visando parceria técnica e científica para realização de ensaios para avaliar a qualidade dos produtos ofertados à coletividade.
Acesse aqui e relembre mais detalhes sobre a parceria promovida entre ambas as instituições.
Confira também, a matéria publicada em 7 de março de 2025, sobre o avanço do Ipem-SP em inovação, desenvolvimento científico e tecnológico com o credenciamento da Fundunesp como fundação de apoio da instituição.
Acesse aqui e leia na íntegra.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp