Ipem-SP assina protocolo de intenções com a Fundunesp
O superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp - Universidade Estadual Paulista (Fundunesp), Professor Doutor Fernando Andrade Fernandes, assinaram nesta terça-feira, 14 de maio, na sede do Ipem-SP, o protocolo de intenções entre as duas instituições.
O objetivo é iniciar tratativas, ações, bem como reuniões técnicas, objetivando a elaboração de Plano de Trabalho para formalização de acordo de parceria para suporte, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I/CT&I), visando parceria técnica e científica para realização de ensaios para avaliar a qualidade dos produtos ofertados à coletividade.
A reunião teve a presença da diretoria do Ipem-SP e representantes da Fundunesp.
Na ocasião, ocorreu a visita nos laboratórios que compõem o Centro Tecnológico da autarquia.
Em 25 de abril a equipe do Ipem-SP realizou a primeira reunião para início das tratativas. Acesse aqui.
A parceria
O acordo tem como objetivo parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), nos termos do artigo 9° da Lei n°. 10.973 de 2004, objetivando instituir um Ambiente Promotor de Inovação, assim como o fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade no Estado de São Paulo à luz dos desafios da Indústria 4.0, fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade. Vale lembrar que o Ipem-SP é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação).
O Planejamento Estratégico do Ipem-SP 2023/2026 foi elaborado com a finalidade de promover transformação no instituto alinhado aos princípios da Dignidade, Diálogo e o Desenvolvimento. Por outro lado, a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973 no Brasil, aprovada em 2 de dezembro de 2004 e regulamentada em 11 de outubro de 2005 pelo Decreto nº 5.563, está organizada em torno de três eixos: a constituição de ambiente propício a parcerias estratégicas entre universidades, institutos tecnológicos e empresas; o estímulo à participação de institutos de ciência e tecnologia no processo de inovação; e o estímulo à inovação nas empresas.
Sobre a Fundunesp
A criação da Fundunesp, na qualidade de Fundação de Apoio, foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em abril de 1987, com o objetivo essencial de proporcionar à universidade, dentro de suas possibilidades, meios necessários à adequada mobilização de recursos humanos e materiais para o atendimento das finalidades estatutárias da Unesp, quais sejam ensino, pesquisa, extensão universitária, prestação de serviços à comunidade e inovação científica e tecnológica.
Devido a esse seu desígnio e respaldada no convênio que mantém com a Unesp, tem sido possível à Fundunesp, nesses 37 anos de existência, apoiar, colaborar e participar decisivamente em inúmeros projetos da Unesp no seu relacionamento extramuros, em face da permissão da participação oficial do seu pessoal docente, técnico e administrativo, bem como a utilização de sua estrutura física, respeitadas as normas e legislação vigente.
Em decorrência dos contratos e convênios celebrados pela Fundunesp com os setores público e privado, são difundidos conhecimentos cujos avanços e inovações tecnológicas, de maneira geral, vem beneficiando a sociedade e integrando a Unesp, seus docentes, pesquisadores, alunos e funcionários à sua finalidade social e educacional.
A Fundunesp, com recursos próprios, também financia projetos de Pesquisa, Extensão, Ensino e Inovação Tecnológica, patrocina eventos, assim como a Universidade da Terceira Idade (Unati).
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp