Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
linkedin
 
falasp
 
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
linkedin
 
falasp

cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin sic eleicao

 

Ipem-SP e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística realizam seminário sobre Infraestrutura da Qualidade no Setor de Energia, na capital

Ipem-SP e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística realizam seminário sobre Infraestrutura da Qualidade no Setor de Energia, na capital

Ipem-SP e Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística realizam seminário sobre Infraestrutura da Qualidade no Setor de Energia, na capital

O evento teve como objetivo disseminar o conhecimento, diálogo e reflexão sobre assuntos relativos à temática da Energia no contexto da Infraestrutura da Qualidade

O Ipem-SP e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) realizaram na quarta-feira, 4 de dezembro, o seminário “A Infraestrutura da Qualidade no Setor de Energia”, no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Ipiranga, bairro da zona sul da capital. O evento, fruto da parceria entre ambas as instituições, teve como objetivo disseminar o conhecimento, diálogo e reflexão sobre assuntos relativos à temática da Energia no contexto da Infraestrutura da Qualidade.

Na composição da mesa de abertura, além do superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, a subsecretária de Energia e Mineração (SEM) da Semil, Marisa Maia de Barros, o diretor – presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), Fernando Andrade Fernandes, e o presidente da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), Celso Scaranello. O evento também contou com a presença de diversas outras autoridades, além de representantes de empresas do setor de energia.

Na abertura, o superintendente Marcos Heleno Guerson fez saudações e agradecimentos aos convidados da mesa e demais espectadores presentes. Na sequência, realizou uma breve introdução traçando um panorama sobre o atual cenário do mercado e a indústria de energia no estado São Paulo, também enfatizando a importância do Ipem e sua contribuição para o meio.

“O Ipem, é o órgão metrológico oficial do Estado de São Paulo, e mais do que isso, um grande articulador da Infraestrutura da Qualidade. Quando pensamos em metrologia, normas técnicas, certificação e vigilância de mercado, o Ipem de alguma forma está presente, articulando com os organismos de certificação, com os institutos de qualidade, empresas e startups, que estão atuando no desenvolvimento de projetos, e que querem entender mais sobre o mercado de energia e seus desafios. Quando falamos principalmente de energia limpa, a confiança é um dos elementos fundamentais, e o Ipem pode trabalhar para trazer essa confiança” - disse o superintendente.

Na ocasião, a subsecretária da Semil, fez cumprimentos e agradeceu pelo convite para participação no evento. “Agradeço pela oportunidade e cumprimento o superintendente do Ipem-SP, pelo interesse, pelo engajamento, e vontade de fazer este seminário acontecer, neste grande campo da metrologia”, disse.

A subsecretária também fez complementos relacionados ao setor de energia no Estado de São Paulo, destacando pontos, informações e dados importantes relacionados à energia segura e acessível, e principalmente à energia limpa, apresentando e fazendo relação também à importância e execução do Plano Estadual de Energia, que tem como objetivo alcançar a diminuição drástica das emissões liquidas de carbono até 2050.

Após os pronunciamentos na mesa de abertura, foi dado início à programação de palestras ministradas por convidados representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Investe SP, Scânia, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC) da Unesp, Semil, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (ABRASOL) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Entre os diversos assuntos discutidos nos decorrer das palestras, foram abordadas a Gestão de Carbono e Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE); Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis; Hidrogênio de Baixo Carbono na Matriz Energética Paulista; Gás Natural Liquefeito (GNL) como solução de transição energética para São Paulo; Energia Solar Fotovoltaica no Estado de São Paulo; Veículos Elétricos e a mobilidade sustentável no setor de transportes paulista; Sustentabilidade e Transição Energética em São Paulo.

Ao término da sequência de palestras, foi realizada mesa redonda com o tema “Transição Energética: Desafios para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” com moderação de Robson Santos da Silva, do IPT, e com João Carlos Sávio Cordeiro, diretor técnico da Unidade de Energia do IPT, Ester Dal Poz, gestora da Inovação de Projetos de Sustentabilidade Energética na Unicamp, Hugo Wizenberg, consultor em Engenharia Química e diretor da Duwiz Nanotec e Associados/Uniquima/Meule, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos do Instituto Iniciativa DEX.

O seminário “A Infraestrutura da Qualidade no Setor de Energia” do Ipem-SP e a Semil contou com o apoio e transmissão ao vivo por meio da TV Unesp. Acesse aqui.

Conteúdo das palestras:

Gestão de Carbono e Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Ferramentas e Práticas.
Palestrante: Danielle Moreira (Gerente de Mudanças Climáticas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB), acesse aqui.

Hidrogênio de Baixo Carbono na Matriz Energética Paulista: Redução de Emissões e Sustentabilidade.
Palestrante: João Carlos Sávio Cordeiro (Diretor Técnico da Unidade de Energia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT), acesse aqui.

Energia Solar em São Paulo: Inovações para Reduzir Emissões e Aumentar a Eficiência.
Palestrantes: Marisa Plaza (Coordenadora de Ações de Operacionalização do Programa Certificação Voluntária da ABSOLAR), acesse aqui; Danielle Johann (Diretora Executiva da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica – ABRASOL), acesse aqui.

Mobilidade de Baixo Carbono em São Paulo: Plano Estadual de Energia 2050.
Palestrante: Rafael Herrero Alonso (Doutor em Engenharia Elétrica e Coordenador de P&D – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – Poli-USP), acesse aqui.

 


Atendimento geral Ipem-SP: 11 3581-2000  -  Serviço de protocolo: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h  e-mail: protocolo@ipem.sp.gov.br
Ouvidoria:
 0800 013 05 22 (Estado de São Paulo)  -  11 3581-2235 / 11 3581-2221 (outros Estados)  -  e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br
Dúvidas sobre produtos têxteis e qualidade: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone 11 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.
Atendimento aos taxistas: Das 8h às 17h. Acesse aqui a regional que atende o seu município.


INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP - Sede: Rua Santa Cruz, 1922 - Vila Gumercindo - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.