Ipem-SP realiza Operação Motores Eficientes
Objetivo da ação foi fiscalizar a comercialização de motores elétricos, novos e recondicionados, na capital e interior do estado de São Paulo
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou em 2 de julho, a Operação Motores Eficientes, no comércio da capital, Campinas, Santo André e São José do Rio Preto.
O foco da fiscalização foi a comercialização de motores elétricos novos e recondicionados.
Dos 260 produtos verificados, 42 (16,1) foram aprovados e 218 (83,8%) reprovados.
Acesse aqui a planilha com as irregularidades na capital.
Acesse aqui a planilha com as irregularidades no interior.
As equipes do Ipem-SP estiveram em distribuidores e varejistas de motores novos e recondicionados para verificar a venda de motores que atendam ao padrão de eficiência IR3, em atendimento aos rendimentos mínimos estabelecidos na Portaria Interministerial MME/MCTIC/MDIC nº 1, de 2017.
A fiscalização verificou as informações que constavam nas placas de identificação anexadas aos motores elétricos.
Os motores elétricos com eficiência energética abaixo do permitido foram interditados para evitar sua comercialização e os fornecedores destes equipamentos foram autuados.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as 537 mil indústrias instaladas consomem cerca de 41% da energia elétrica do país e, em média, 68% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Isto resulta em 27% de toda a energia consumida no Brasil.
Nosso parque fabril possui 17 anos, conforme aponta a Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos). Assim, a aquisição de motores conforme a nova legislação, que exige o padrão de rendimento IR3 apresentaria impactos positivos em eficiência energética para o país e, em especial para o estado mais industrializado, São Paulo.
Motores elétricos com maior eficiência energética resultam em uma menor demanda por energia elétrica, favorecendo ao meio ambiente e diminuindo os custos da indústria, a tornando mais competitiva.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp