Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
linkedin
 
falasp
 
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
linkedin
 
falasp

cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin sic eleicao

 

Protótipo internacional do quilograma recebe novo valor de massa

Protótipo internacional do quilograma recebe novo valor de massa

Protótipo internacional do quilograma recebe novo valor de massa

Em 20 de maio de 2019 entrou em vigor a 9ª Edição do Sistema Internacional de Unidades (SI), onde o quilograma (kg) passou a ser definido por meio da constante de Planck (h). Desde então, tem sido possível a Institutos Nacionais de Metrologia realizar o quilograma por meio da utilização de balanças de Kibble, balanças de joule ou por cristalografia de raio-X. 

Até então, o valor da massa do protótipo internacional do quilograma (IPK) era exatamente igual a 1 kg com incerteza de medição igual a zero, ou seja, m(IPK) = 1 kg. 

Em 2017, o Comitê Consultivo para a Massa e Grandezas Relacionadas (CCM), órgão integrante do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), decidiu de início que a disseminação do kg deveria ser internacionalmente coordenada por meio de um valor de consenso através da utilização de diferentes métodos para a realização do quilograma. 

Desta forma, a primeira comparação-chave de realizações do quilograma, registrada no BIPM sob nº CCM.M-K8.2019, foi iniciada em 2019 e concluída recentemente. Esta comparação-chave teve por objetivo determinar o grau de concordância entre diferentes Institutos Nacionais de Metrologia para a realização do kg e determinar seu primeiro valor de consenso, sendo que o Laboratório de Massa do BIPM foi escolhido como laboratório-piloto. 

A comparação-chave atribuiu ao IPK o valor de consenso de 1 kg - 2 μg, com incerteza-padrão de 20 μg, ou seja, m(IPK) = (0,999 999 998 ± 0,000 000 020) kg para uma probabilidade de aproximadamente 68 % de confiança. Este valor de consenso para o IPK entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2021. 

Em suma, antes de fevereiro de 2021, m(IPK) = 1 kg. A partir de 1º de fevereiro de 2021, m(IPK) = (0,999 999 998 ± 0,000 000 020) kg. 

Considerando que o valor de consenso é consistente com o valor de 1 kg e sua incerteza associada, não será necessário nenhum ajuste na escala internacional de massa. Contudo, Institutos Nacionais de Metrologia com capacidade de medição e calibração (CMC) abaixo ou próxima de 20 μg para a massa de 1 kg deverão aumentar sua incerteza de calibração. 

O BIPM continuará a prover aos Estados-Membros calibrações de protótipos de 1 kg de platina-irídio e de pesos de 1 kg em aço inoxidável, que serão rastreados à constante de Planck por meio do valor de consenso. 

Além do BIPM, participaram da comparação-chave os Institutos Nacionais de Metrologia da Coreia do Sul (KRISS), da China (NIM), dos Estados Unidos (NIST), do Japão (NMIJ), do Canadá (NRC) e da Alemanha (PTB). 

Veja mais informações. Acesse aqui.

 

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 


Atendimento geral Ipem-SP: 11 3581-2000  -  Serviço de protocolo: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h  e-mail: protocolo@ipem.sp.gov.br
Ouvidoria:
 0800 013 05 22 (Estado de São Paulo)  -  11 3581-2235 / 11 3581-2221 (outros Estados)  -  e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br
Dúvidas sobre produtos têxteis e qualidade: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone 11 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.
Atendimento aos taxistas: Das 8h às 17h. Acesse aqui a regional que atende o seu município.


INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP - Sede: Rua Santa Cruz, 1922 - Vila Gumercindo - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.  

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.